Campanha de vacinação contra o sarampo começa em todo Paraná.


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (07) e segue até 25 de outubro. Nesta etapa o foco é imunizar crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade – quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo o Estado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que o Paraná está em alerta contra o sarampo e que a vacina é a única forma de prevenir a doença, que é viral e de alto potencial de transmissão. “A vacina é um direito da criança, é um ato de proteção e de amor à vida. Por isso, recomendados a todos os pais que chequem a carteira de vacinação dos filhos. Se a carteirinha estiver incompleta ou se os pais tiverem alguma dúvida, levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para a imunização”, orienta.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Acácia Nasr, explica que crianças na faixa de seis meses até menores de um ano recebem a chamada dose zero. “A primeira dose da vacina, que vale para a carteira nacional de imunização, deve ser recebida aos 12 meses e, a segunda dose, aos 15 meses. Esta é a recomendação para as crianças, que são o foco nesta fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo”, explica

O Dia D desta etapa da campanha de vacinação será 19, um sábado em que as unidades de saúde estarão abertas para aplicar as doses.

SEGUNDA ETAPA - Uma segunda etapa da campanha nacional está marcada para o próximo mês, de 18 a 30 de novembro. Esta fase será direcionada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER