Samae entrega obra de revitalização de lagoas de tratamento de esgoto.


JAGUARIAÍVA - entrega oficial da obra de readequação e impermeabilização das lagoas de tratamento do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) ocorreu na última sexta (13) no pátio da autarquia. O evento fechou a semana de entrega de obras comemorativas aos 196 anos de Jaguariaíva.

Estiveram presentes o prefeito municipal, José Sloboda, a primeira-dama Cleia, vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex, superintendente estadual da Funasa, Robson Gonçalves, representante do setor de Engenharia da Funasa, Sérgio Silva, diretor-presidente do Samae, Francilei Baitala, secretário de Infraestrutura e Habitação, Reginaldo Cheirubim, vereadores, entre outras autoridades municipais, e funcionários da prefeitura e da autarquia.


Relato da instalação das mantas de impermeabilização nas cinco lagoas foi feita pelo secretário Cheirubim, ex-presidente do Samae. Ele lembrou que o projeto de revitalização foi iniciado pelo saudoso prefeito Otélio Renato Baroni e executado pela atual administração com muito empenho, inclusive com necessidade de reuniões em Brasília para liberação dos recursos.

Além das mantas geossintéticas (PEAD), instaladas para prevenir a contaminação dos aquíferos e rios Jaguariaíva e Capivari, um sistema para evitar a alta concentração subterrânea de biogases foi implantado. Antes todo o lodo removido da estação foi transportado por caminhões até o Aterro Sanitário Municipal.

Houve reforma do emissário, ou seja, a troca das tubulações que levam o esgoto tratado até o rio, plantio de grama no entorno, instalação de calhas, utilização de produto para redução de odores, entre outros serviços. O diretor Francilei Baitala informou que o investimento foi de quase R$4 milhões, sendo R$3,5 milhões oriundos de recursos federais.


O prefeito José Sloboda relatou que através de um trabalho contínuo a área urbana conta hoje com mais de 95% de cobertura com rede de esgoto tratado. Citou que a autarquia vem realizando uma ação pioneira de levar água encanada e tratada à população rural jaguariaivense, através de instalação de poços artesianos e ampliação da rede, com apoio do Governo do Estado. A vice Alcione parabenizou aos gestores e valorizou o comprometimento da equipe, que fez a autarquia passar a ser bem avaliada e estruturada.

A importância das obras de saneamento feitas, antes de expandir a pavimentação, foi observada pelo secretário Sandro Alex. Ele disse que investimentos em rede de tratamento de esgoto, embora de alto custo e com pouca visibilidade, são fundamentais para que outras estruturas funcionem. Ressaltou o fato da tarifa básica do Samae ser a mais baixa no Paraná, ao mesmo tempo em que a autarquia presta um bom serviço e melhorias.


Os representantes da Funasa, Robson Gonçalves e Sérgio Silva, também valorizaram os resultados do Samae, autarquia para a qual eles afirmaram que a fundação está de portas abertas, a fim de efetivar obras em parceria, patrimônio que fica para a população.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER