Número de casos confirmados de sarampo sobe no Paraná

IMAGEM ILUSTRATIVA

O boletim divulgado nesta quinta-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Paraná mostra que subiu para nove o número de casos de sarampo confirmados no Estado. Na semana passada eram sete. O monitoramento foi iniciado pela Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis da secretaria no final de agosto, quando os primeiros casos da doença foram confirmados pelas análises laboratoriais.

Os dois novos casos são de pessoas que residem em Curitiba – um homem de 33 anos e uma mulher de 19 anos. Os dois estiveram recentemente em São Paulo.

O Paraná soma 125 notificações da doença. Destas, 18 casos já foram descartados e 98 estão em investigação, além dos nove confirmados. O levantamento inclui todas as ocorrências notificadas ao Estado até terça-feira (10/09). Dos casos confirmados, oito têm como fonte provável de contaminação o estado de São Paulo e um o estado de Santa Catarina.

VACINA - O Paraná segue vacinando contra o sarampo os bebês com idade entre 6 meses e menores de 12 meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Chamada de ‘dose zero’, a aplicação tem o objetivo de proteger esta faixa etária considerada vulnerável à infecção.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, todos devem receber a dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses. Pessoas com idade entre um e 29 anos precisam ter duas doses de vacina e, acima desta faixa, até 49 anos, é necessário ter uma dose.

A secretaria estadual da Saúde reforça que a única maneira de evitar o sarampo é tomar a vacina. Além de imunizar contra a doença, a tríplice viral protege também contra a rubéola e a caxumba.

As pessoas que tiverem alguma dúvida sobre a imunização adequada devem procurar uma unidade de saúde com a carteira de vacinação em mãos. Quem não tiver a carteira também pode ir até uma unidade.

SARAMPO - O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do sarampo trazer complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

Os principais sintomas da doença são febre, alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e mal-estar. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção aparecem as manchas vermelhas pelo corpo.

As Regionais de Saúde e as secretarias municipais estão orientadas a realizar ações de bloqueio diante da notificação de casos suspeitos da doença. Estas medidas compreendem o isolamento do infectado em domicílio por sete dias após o aparecimento das manchas vermelhas e a imunização seletiva de familiares e pessoas que tiveram contato com ele.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER