Sessão Solene homenageia Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


IMAGENS E TEXTO: CÂMARA MUNICIPAL.
Inclusão e protagonismo da pessoa com deficiência foram os temas centrais da Sessão Solene, promovida pela Câmara de Arapoti, em parceria com a Escola Rafael Ribeiro de Lara - APAE, nesta quarta-feira (28). O evento homenageia as atividades realizadas pela instituição em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que aconteceu entre os dias 21 a 28 de agosto, com o tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". A realização da Sessão Solene foi proposta pelos vereadores Divair da Silva (PV) e Marineo Ferreira (PTB) com o objetivo de ampliar o debate e incentivar a reflexão da sociedade sobre as responsabilidades no dever da inclusão. O evento teve a participação dos vereadores, da Presidente da APAE, Rosangela Suzuki, representando os pais de alunos da instituição, Otávia Elgersma, representando os alunos da APAE, Mayara dos Santos, da Diretora da APAE, Miriã Pereira Bueno, da Professora Silvana Ramos, da Coordenadora Gianini Elgersma, e da mãe de aluno, Ana Carolina Ferrari.

Como o tema é a implementação de políticas públicas, a representantes dos alunos da APAE, Mayara dos Santos, fez a entrega de uma carta de reivindicações ao Presidente da Câmara, Marineo Ferreira. Na lista de solicitações feitas pelos alunos estão: construção de lombada em frente à Escola Rafael Ribeiro de Lara, acessibilidade em ruas, comércios e prédios públicos, cinema municipal, abrigo nos postos de saúde, parque adaptado para lazer de alunos cadeirantes e com limitações motoras, material esportivo e instrumentos para a fanfarra. "Poder público e comunidade devem trabalhar juntos para garantir os direitos e o exercício da cidadania de pessoas com deficiência", lembrou o Presidente da Câmara, Marineo Ferreira.


O filho do vereador Divair da Silva (PV) e também seu assessor particular, Ernesto Pablo Romão de Souza e Silva (21), tem síndrome de down e discursou no evento. "Assim como milhões de pessoas no Brasil, tenho deficiência. 
Na prática eu sou um pouco diferente das outras pessoas que teimam em se considerar normais. Sou formado no ensino médio e tenho uma vida como outras pessoas", falou. "Quero destacar a importância da participação de todos os familiares para que nós, pessoas com deficiência tenhamos uma vida feliz".

Segundo dados do IBGE, senso de 2010, quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o que representa 45 milhões de pessoas.

A SEMANA
Instituída em 2017, pela Lei nº 13.585, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é celebrada todos os anos entre 21 e 28 de agosto e tem o objetivo de combater o preconceito e a discriminação. As atividades, segundo a FENAPAES, visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência.

Apesar da lei ser de 2017, a Semana já vinha sendo comemorada por entidades e associações desde 1964, quando foi criada como Semana do Excepcional.








Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER