Voluntários da Copel estão em campo para levar orientações sobre a prevenção de acidentes, por ocasião da 13a Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica. A principal atividade desta edição da campanha é o alerta sobre as situações de risco de choque elétrico na construção civil, manutenção predial e poda de árvores.
O recado está sendo levado em palestras e visitas a canteiros de obra, lojas de ferramentas e materiais de construção.
A construção civil e atividades correlatas lideram a estatística de acidentes com energia elétrica, no Paraná e no Brasil. Na área de concessão da Copel, foram registrados no ano passado 12 acidentes na construção civil, um em atividade de pintura e dois durante poda de árvores próximas da rede elétrica, representando 41% do total de ocorrências com a população. Na estatística nacional, a construção civil respondeu por 55% dos casos de choque elétrico registrados em 2018. Foram 89 acidentes fatais registrados no país, em atividades de construção, envolvendo energia elétrica.
O gerente de Segurança da Copel Distribuição, Alessandro Maffei da Rosa, alerta que guardar a distância correta da rede elétrica e manter a atenção às atividades executadas são as principais medidas de prevenção dos acidentes com a energia nos canteiros de obra. “De maneira geral, se a construção estiver a uma distância abaixo de cinco metros da rede elétrica, é necessária uma avaliação e a adoção de medidas preventivas”, alerta o engenheiro. Caso a distância seja muito pequena - abaixo de 1,38m da alta tensão - é necessário mudar o projeto, ou acionar a Copel para providenciar o afastamento da estrutura de rede elétrica.
Outras orientações importantes que estão sendo levadas no contato com os profissionais durante esta semana são:
Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual;
Tomar cuidado na movimentação de estruturas metálicas, como barras de ferro, vergalhões, trilhos e antenas;
Evitar o contato da fiação com ambientes úmidos;
Emendas e conexões devem ser feitas com material próprio para este fim.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji