Capal realiza Sipat 2019; Brasil é 4º País com maior número de acidentes de trabalho graves
Mais de 800 colaboradores da Capal participaram das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho de 2019. Créditos: Divulgação/Capal.
A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou entre os dias 14 e 16 de agosto a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho de 2019. Com o tema “Inovação e tecnologia a favor da segurança”, o evento reuniu mais de 800 colaboradores da cooperativa, que participaram da programação preparada para a semana de conscientização.
Em “Percepção de risco”, o renomado palestrante Maurício Louzada falou em sua palestra sobre a importância da empresa e colaborador estarem atentos às atividades e aos riscos envolvidos. Louzada ressalta que existem três tipos de riscos: os que percebemos e controlamos; os que percebemos e não controlamos; e os que não percebemos, e que é preciso prever as situações e se preparar para elas.
No segundo dia de programação os participantes puderam conferir os ensinamentos do diretor executivo da M&M Tecnologia Comportamental, Carlos Massera. Ele falou sobre a importância de entender o comportamento dos trabalhadores, compartilhou dicas sobre como eles podem atuar de forma mais segura e apresentou o Programa de Segurança Comportamental Cuidar Mais. Criado pelo palestrante, o premiado programa visa a redução de acidentes de trabalho por meio da melhora da cultura e da liderança em segurança.
Para o técnico em Segurança do Trabalho da Capal, Renato Mainardes, a conscientização dos trabalhadores é um fator importante para a prevenção de acidentes. "Muitos casos de acidente de trabalho poderiam ser evitados, por isso essas formas de conscientização são tão importantes", explica.
No encerramento da Sipat, equipes participaram de um quiz apelidado de Conexão Sipat. A equipe que respondeu de maneira mais rápida e corretamente às questões relacionadas à segurança do trabalho foi premiada com uma cesta de produtos da Alegra. O presidente executivo da Capal, Adilson Fuga, ressaltou a importância da Sipat. “Tivemos muitos momentos divertidos durante a semana, mas é importante ressaltar a relevância do assunto. Temos que cuidar de nós mesmos e um dos outros”, finalizou.
Cenário brasileiro
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que durante o decênio 2007 - 2017 foram registrados 1,3 milhão de acidentes de trabalho graves, sendo o Brasil o quarto País com o maior número deles (2.503), atrás apenas da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090). Além disso, dados da Previdência Social brasileira apontam que, entre os anos de 2014 e 2018, 1,8 milhão de pessoas foram afastadas devido a acidentes de trabalho.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji