Dia 6 de julho é comemorado o Dia Internacional de Cooperativismo que convida para a reflexão sobre o mercado de trabalho


Com atuação em diversos setores da economia, o cooperativismo emprega mais de 250 milhões de pessoas, de acordo com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Não por acaso, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) definiu "Cooperativas em prol do trabalho decente" como tema para Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 6 de julho.

No setor de crédito, o cooperativismo vem registrando crescimento significativo nos últimos anos. O Sicredi, pioneiro no setor, conta com mais de 4 milhões de associados em todo o País. Em 2009, a instituição possuía 1.109 agências. Dez anos depois, são mais de 1.700 pontos de atendimento - um crescimento de 53%. A expansão segue aliada à abertura de novas vagas. Para se ter uma ideia, somente em 2018, o quadro de colaboradores das cooperativas do Sicredi que atuam em São Paulo, no Paraná e no Rio de Janeiro foi ampliado com 2.590 contratações, um incremento de 1.338 novos empregos em relação ao ano anterior. 

O crescimento e as contratações seguem alinhadas aos diferenciais do cooperativismo, que trazem contribuições significativas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Queremos oferecer condições de trabalho que permitam o crescimento profissional e pessoal do nosso colaborador. Constantemente, realizamos programas de formação e desenvolvimento. Em 2018, foram mais de oito mil profissionais capacitados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro pela Central Sicredi PR/SP/RJ. Tudo isso para reforçarmos também os conceitos de colaboração, ética e desenvolvimento econômico e social que impactam diretamente os nossos associados”, explica o gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi PR/SP/RJ, Marcos Antonio Primão. 

O trabalho realizado já resultou em reconhecimento. “Com esse cuidado com o ciclo de vida do colaborador, por meio de modernas práticas e políticas de Gestão de Pessoas, o Sicredi está pelo oitavo ano consecutivo entre as 150 Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil”, destaca o gerente. 

O investimento em pessoal segue com o avanço das tecnologias que agregam valor ao usuário, como o chatbot Theo, um robô de atendimento interno que auxilia colaboradores do Sicredi em dúvidas sobre os produtos e serviços disponíveis ou para resolver questões técnicas. “A tecnologia agiliza o processo e ajuda nossos associados, mas não substitui o relacionamento, que é um dos grandes diferenciais da nossa instituição. Somente em 2019, estimamos inaugurar cerca de 200 agências em todo o País. Vamos seguir contratando profissionais e trabalhando para proporcionar formação e treinamento de qualidade para continuar oferecendo produtos e serviços financeiros capazes de gerar desenvolvimento nas regiões onde atuamos”, finaliza o presidente Nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top