Principal feira de pecuária de leite da região deve receber mais de 20 mil visitantes até o dia 27 de julho
Representantes da CAPAL e autoridades políticas estiveram presentes na abertura oficial da feira. Fotos: Bruno Henrique.
A 47ª edição da Expoleite, principal feira de pecuária leiteira da região, teve início na noite desta quarta-feira (24) em Arapoti. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas, produtores rurais, associados e representantes das cooperativas Frísia e Castrolanda.
O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Natalino Avance de Souza, que também estava representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, deu início à abertura da feira e destacou a importância da produção leiteira para o cenário estadual. “Sem dúvida o leite tem sido a atividade mais expressiva do agronegócio paranaense da última década. Estamos engajados com o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia leiteira e reconhecemos a Expoleite como um evento técnico primordial para a área”, ressaltou.
Para a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna, a CAPAL desempenha um papel essencial não apenas para o município de Arapoti, mas para todo o Brasil. “A cooperativa está entre as maiores do País e seus cooperados são responsáveis por produzir alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras”, salientou.
Natalino Souza (telão) representou o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Fotos: Bruno Henrique.
O presidente-executivo da CAPAL, Adilson Fuga, ressaltou a qualidade genética do gado leiteiro da região. “Todos os anos contamos com mais animais expostos e com qualidade genética superior a do ano anterior. Trazemos para a Expoleite o que há de melhor na genética bovina do leite, o resultado de um trabalho constante entre a cooperativa e os cooperados”, destacou.
O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Erik Bosch, destacou a tradição da feira para a história do município. Ele lembrou que exposições de gado acontecem desde os anos 1960 em Arapoti, mas o formato que a Expoleite possui hoje foi desenvolvido apenas nos anos 2000. “Já cogitamos, em diversas ocasiões, a possibilidade de acabar com a feira, mas percebemos que faltaria algo na essência de Arapoti, e é por isso que decidimos que ainda teremos a Expoleite por muito tempo, com uma edição melhor a cada ano”, afirmou.
Estiveram presentes também o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, o presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, o presidente da Câmara de Arapoti, Marineo Ferreira, e o promotor de justiça, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro.
Programação
A feira, que deve receber 20 mil visitantes, conta com cerca de 60 expositores que apresentam os avanços tecnológicos no setor, além de promover palestras dedicadas à difusão de conhecimento sobre pecuária leiteira e suinícola. Outra atração da Expoleite são os tradicionais Julgamentos da Raça Holandesa. Nesta edição da feira foram inscritos 280 animais, das variedades Holandês Preto e Branco e Vermelho e Branco. O juiz de pista será o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália.
Promovida pela CAPAL, o evento gratuito acontece no Parque de Exposições da cooperativa e segue até o dia 27 de julho, com a apresentação do Clube de Bezerras e Exposição de Flores.
Serviço
47ª Expoleite
Quando: 25 a 27 de julho
Onde: Parque de Exposições CAPAL
Rua Luís Binoto, 164, Arapoti (PR)
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji