ID Jovem dá direito a gratuidade em viagens interestaduais e inscrição de concursos públicos e vestibulares.


A Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná é a responsável, no estado, pelo programa Identidade Jovem – ou simplesmente ID Jovem, como é popularmente conhecido. O documento, destinado a jovens de 15 a 29 anos, possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, lembra que o benefício pode ser usufruído até mesmo por quem não é estudante. 

O documento foi criado pelo Estatuto da Juventude e proporciona, entre outros benefícios, meia-entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras programas da área cultural, como museus, parques naturais e outros. Prevê também a reserva de assentos duas viagens interestaduais com 100% de gratuidade, além de outros dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem de ônibus, trens e barcos, na classe convencional. O ID Jovem isenta o portador, ainda, do pagamento de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, bem como da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como fazer - Para ter acesso ao ID Jovem é preciso estar com as informações atualizadas no banco de dados do governo federal – o Cadastro Único. O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS mais próximo de sua residência. Basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. “Vale lembrar que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício”, informa o coordenador das Políticas Públicas para a Juventude da Sejuf, Luiz Guilherme Feltrin.

A identificação ID Jovem é válida por 180 dias. Ao final do período, a revalidação pode ser feita diretamente por meio do aplicativo ID Jovem 2.0 (disponível para Android e iOs) ou no site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

Ambas as plataformas garantem o acesso ao documento a partir da inserção dos dígitos do Número de Identificação Social (NIS). O NIS está disponível no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou na Carteira de Trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER