Premiação aconteceu em Carambeí (PR), onde foi apresentado ranking dos criadores das variedades Preto e Branco e Vermelho e Branco

Cooperados da CAPAL estão entre os melhores criadores e expositores do Brasil de gado da raça Holandesa. A definição é da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), e foi anunciada em evento ocorrido em Carambeí (PR), no fim de abril. O ranking dos premiados é baseado no resultado de exposições de três Estados: Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Ronald Elgersma (esquerda) na premiação da ABCBRH.

Os produtores Pedro Elgersma, Adriaan Frederik Kok e Korstiaan Bronkhorst se destacaram na premiação com animais referências em genética, além do trabalho em manejo. Na variedade Vermelho e Branco, Kok venceu como melhor afixo, criador e expositor de gado jovem e adulto, além de ser o campeão pela vaca vitalícia e reservada de 4 anos.

Korstiaan Bronkhorst (quarto da esquerda para a direita) na premiação.

Já Bronkhorst, disputando também na Vermelho e Branco, teve as conquistas: reservada bezerra sênior, reservada novilha intermediária, novilha sênior campeã e reservada, júnior 2 anos campeã e reservada, júnior 3 anos campeã, campeã e reservada jovem, 5 anos reservada e reservada grande campeã.

 Adriaan Frederik Kok (primeiro da esquerda para a direita) na premiação.

Na variedade Preto e Branco, Pedro Elgersma foi o melhor afixo, criador e expositor gado adulto. Somado a isso, também teve a vaca campeã 1 ano parida, reservada 2 anos júnior, reservada 3 anos sênior, reservada vaca jovem, campeã 5 anos, reservada vaca adulta e, por fim, a grande campeã.

“A premiação é resultado do trabalho que a gente faz em cima da genética e do manejo. Em toda a exposição fazemos um trabalho para que os animais cheguem na pista em condições, como dieta balanceada e cabresto”, explica Ronald Elgersma, filho de Pedro.

Os sêmens dos animais dele são importados dos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, a propriedade de Pedro Elgersma tem 200 vacas em lactação, todas da raça Holandês, variedade Preto e Branco, com produção de 34 a 35 litros de leite/vaca por dia.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a Capal Cooperativa Agroindustrial conta atualmente com quase 3.000 associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e de São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top