Premiação aconteceu em Carambeí (PR), onde foi apresentado ranking dos criadores das variedades Preto e Branco e Vermelho e Branco

Cooperados da CAPAL estão entre os melhores criadores e expositores do Brasil de gado da raça Holandesa. A definição é da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), e foi anunciada em evento ocorrido em Carambeí (PR), no fim de abril. O ranking dos premiados é baseado no resultado de exposições de três Estados: Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Ronald Elgersma (esquerda) na premiação da ABCBRH.

Os produtores Pedro Elgersma, Adriaan Frederik Kok e Korstiaan Bronkhorst se destacaram na premiação com animais referências em genética, além do trabalho em manejo. Na variedade Vermelho e Branco, Kok venceu como melhor afixo, criador e expositor de gado jovem e adulto, além de ser o campeão pela vaca vitalícia e reservada de 4 anos.

Korstiaan Bronkhorst (quarto da esquerda para a direita) na premiação.

Já Bronkhorst, disputando também na Vermelho e Branco, teve as conquistas: reservada bezerra sênior, reservada novilha intermediária, novilha sênior campeã e reservada, júnior 2 anos campeã e reservada, júnior 3 anos campeã, campeã e reservada jovem, 5 anos reservada e reservada grande campeã.

 Adriaan Frederik Kok (primeiro da esquerda para a direita) na premiação.

Na variedade Preto e Branco, Pedro Elgersma foi o melhor afixo, criador e expositor gado adulto. Somado a isso, também teve a vaca campeã 1 ano parida, reservada 2 anos júnior, reservada 3 anos sênior, reservada vaca jovem, campeã 5 anos, reservada vaca adulta e, por fim, a grande campeã.

“A premiação é resultado do trabalho que a gente faz em cima da genética e do manejo. Em toda a exposição fazemos um trabalho para que os animais cheguem na pista em condições, como dieta balanceada e cabresto”, explica Ronald Elgersma, filho de Pedro.

Os sêmens dos animais dele são importados dos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, a propriedade de Pedro Elgersma tem 200 vacas em lactação, todas da raça Holandês, variedade Preto e Branco, com produção de 34 a 35 litros de leite/vaca por dia.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a Capal Cooperativa Agroindustrial conta atualmente com quase 3.000 associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e de São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares.
Reações:

Postar um comentário

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do VOZ DO POVO. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O VOZ DO POVO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

 
Top