Como criar um futuro leitor.

Nunca é cedo demais para apresentar seu filho ao mundo dos livros. Mas, no caso de bebês e crianças pequenas, o objetivo não é fazer com que eles leiam os clássicos antes de sair da educação infantil. O importante é fazer com que ler seja algo divertido. 
Há muitos jeitos de ajudar seu filho a gostar de livros e histórias (e nem todos envolvem sentar e abrir um livro de verdade).


Use livros para se aproximar mais do seu filho.
Para bebês e crianças pequenas, abrir um livro não tem muito a ver com as palavras que estão lá dentro. É uma chance de aproveitar a interação com a mamãe, o papai, a babá ou a professora. Quando seu filho senta-se no seu colo enquanto você lê para ele, ele não só está curtindo o livro, mas também toda a atenção que você está lhe dando. 
Para um bebê, um livro pode significar apenas um brinquedo estranho a mais, mas, quando você lê uma história do livro para a criança, começa a mostrar a ela que daquele estranho objeto, meio "sem graça", saem coisas muito interessantes. Isso pode ser a semente para um grande interesse futuro na leitura. 
A inclusão da história na hora de dormir também garante que você dedicará um tempinho só para o seu filho, mesmo que sejam só aqueles 15 minutos, depois de um dia atribulado.

Estabeleça uma rotina
Horário certo para ler estabelece uma rotina calmante que as crianças pequenas adoram -- é por isso que a leitura antes de dormir é uma tradição forte. Mas não se esqueça de que há várias outras ocasiões, durante o dia, que são uma oportunidade para encaixar momentos de leitura. 
Você pode experimentar incluir a leitura de uma história depois do café da manhã, ou assim que ele chegar em casa, depois da escolinha. Alguns bebês e crianças que são dorminhocos acordam melhor com uma história do que sendo "arrancados" da cama. Nos fins de semana ou nas férias, você pode criar uma tradição de deitar na grama e ler um livro, ou ainda na rede ou na areia da praia. 
Salas de espera de médicos ou qualquer tipo de fila também podem ser a deixa para uma história. Basta carregar o livro com você. Livros eletrônicos podem ser úteis para esses casos, mas o objeto "livro" é sempre mais rico, já que a criança tem inúmeras outras oportunidades de interagir com histórias eletrônicas e interativas.

Escolha livros apropriados
Crianças pequenas adoram livros-dobraduras (aqueles em que o desenho "salta" do livro quando se viram as páginas), livros à prova d'água, para a hora do banho, livros de pano e livros de páginas duras e resistentes – ou seja, que elas podem segurar e manusear facilmente. 
Adoram historinhas acompanhadas de desenhos realistas, bem definidos e de cores vibrantes. E adoram rimas. Isso não quer dizer que uma criança de 2 anos não vá gostar dos livros dos irmãos mais velhos. Mas faça com que ele tenha acesso a obras mais simples também. 
Nesta fase, prefira ler coisas que você gostar. Às vezes o livro é bonito, com desenhos simpáticos, mas você acha a história boba, ou mal escrita, ou sem graça, ou sem sentido. Se for esse o caso, procure outra coisa para ler para o seu filho, que lhe agrade, e a ele também. Existem muitos livros bons no mercado, mas também há outros de qualidade sofrível (talvez porque exista gente que ache que é "fácil" escrever para criança, que qualquer coisa serve).

Repita, repita, repita
Disfarce o bocejo, mesmo que você tenha lido "Peter Pan" todas as noites durante um mês e seu filho continue pedindo por ele. A repetição é marca registrada dos primeiros anos da infância. 
Um dos motivos de os pequenos adorarem ouvir a mesma história várias vezes é que eles querem muito aprender. É bem comum a criança decorar os trechos favoritos da história e ela mesma recitar as frases-chave -- sinais de que está cada vez mais no caminho da leitura. 

Mergulhe na história
Deixe a timidez de lado na hora de ler para seu filho. Cante o clássico "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou...", da "Branca de Neve e os sete anões", faça a voz da vovó em "Chapeuzinho Vermelho". Crianças adoram um teatrinho -- estimule seu filho a ser o lobo mau de "Os três porquinhos". Ele vai absorver e aprender mais a história se participar ativamente dela.

Preste atenção aos interesses de seu filho
Conforme a criança cresce, escolha livros que tratam das atividades favoritas do seu filho -- animais, natação, esportes, dinossauros, aventuras. Arranje exemplares sobre os personagens dos filmes e desenhos favoritos dele. 
Mas não deixe de experimentar vários tipos diferentes de livros. Sua menininha que adora bonecas pode, para sua surpresa, pedir histórias sobre insetos e monstros.

Frequente livrarias e bibliotecas
As contações e leituras de histórias que bibliotecas e livrarias promovem são aventuras maravilhosas para crianças e bebês. Seu filho pode descobrir um novo personagem ou história favoritos vendo marionetes ou ouvindo a voz divertida do contador de histórias. 
Além disso, nas bibliotecas, e em muitas livrarias, você pode folhear várias historinhas sem ter de gastar dinheiro. Livros infantis são caros, infelizmente. Use essa chance para ver do que seu filho gosta. Se decidir comprar algum, faça uma boa pesquisa antes, inclusive em sites que entregam em casa -- muitas vezes os preços são bem melhores.

Experimente ouvir histórias gravadas
Há muitos audiolivros e livros eletrônicos divertidos também. Pode ser que seu filho não se interesse por eles, porque talvez o que ele goste mesmo é de interagir com você. Mas, se ele se interessar, ótimo. É uma alternativa para a hora de dormir, ou para quando vocês estiverem ocupados demais para parar e contar a história. 
Você também pode experimentar gravar uma história com a sua própria voz, ou de amigos ou parentes, especialmente se os avós da criança morarem longe. Mas não faça disso um substituto permanente para aqueles momentos em que se senta com seu filho para ler e brincar.

Não transforme os livros em prêmios
Não diga, por exemplo, que seu filho pode ler ou ouvir uma história se comer tudo no jantar. Quando a leitura é associada a sistemas de castigo e recompensa, deixa de ser uma experiência positiva. Em vez disso, escolha horas em que ler seja algo natural, como quando você quer acalmar seu filho para ele dormir.

Como fazer crianças mais agitadas pararem para ouvir a leitura
Algumas crianças simplesmente não ficam quietas enquanto você lê histórias muito compridas. Nesses casos, experimente ler algo curtinho, só por uns 30 segundos, e comemore com seu filho o fato de vocês terem lido tudo. No dia seguinte, tente uma sessão um pouco mais longa. 
Há algumas crianças que sempre se entusiasmarão mais com atividades físicas do que com a leitura. Você precisa respeitar isso, para não transformar a leitura em algo negativo. Se seu filho é do tipo fisicamente ativo, experimente algumas das dicas a seguir.

Conte histórias
Preparar seu filho para a leitura é mais do que apenas ler um livro para ele. No carro, no ônibus ou na hora da refeição, conte histórias, da sua cabeça. Use as tradicionais ou invente alguma em que seu filho é o personagem principal. Faça livros com os desenhos de seu filho ou suas fotos favoritas e conte histórias sobre eles, ou peça para ele contar o que está acontecendo.

Mostre que há palavras por todo lado
Onde você for ou estiver, mostre ao seu filho que as palavras são uma parte importante da vida e do cotidiano. Mesmo as crianças mais novinhas aprendem, rapidamente, o sinal de "Pare" na rua. 
Ímãs de geladeira na forma de letras do alfabeto são comuns em muitas casas. Se seu filho vai para a creche ou escolinha, deixe recados em suas coisas -- por exemplo, um bilhetinho com a palavra "gato" e um desenho do animal. Mesmo que seu filho não consiga ler, ver a palavra junto de um desenho bonito pode diverti-lo e ajudá-lo a se interessar por aprender a ler. 
Você também pode só desenhar um coração ou uma carinha feliz, acompanhado de um simples "Eu te amo", e isso ajudará seu filho a se interessar pelos significados das palavras.

Converse com seu filho
Crianças de famílias que conversam bastante na hora da refeição têm mais vocabulário, de acordo com pesquisas da Universidade Harvard. Converse com seu filho, sem medo de usar palavras e frases complexas. Encoraje-o a fazer perguntas. Crianças são curiosas, por isso não tenha medo de explorar os interesses dela.

Mostre seu próprio gosto pelos livros
Crianças pequenas gostam de imitar os pais. Se seu filho vir livros na casa e souber que você gosta de ler toda vez que tem um tempinho, ele vai aprender que livros são parte essencial do dia a dia. Mostrar seu próprio amor pelos livros é mais forte do que fazer seu filho ter horas rígidas para leitura e histórias.


Como saber quais são os livros mais legais
Livro para criança é coisa séria: existe muita coisa boa em termos de literatura infantil, tanto de autores nacionais quanto de estrangeiros, em versões traduzidas. Veja algumas dicas de como descobrir os melhores livros: 

  • Pergunte na livraria qual livro faz mais sucesso para a idade do seu filho. Manuseie o livro, faça um "test-drive" antes de comprar. Se o texto ou as ilustrações fizeram você sorrir, é um ótimo sinal!
  • Pergunte à professora do seu filho que livros as crianças usam em sala. Visite a biblioteca da escola e converse com o responsável para saber que livros fazem mais sucesso.
  • Quando descobrir um livro de que você e seu filho gostaram muito, procure outros livros do mesmo autor. Você pode usar os sites de lojas online para isso, ou bibliotecas.

Fonte : BabyCenter Brasil

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER