O Presidente da Câmara Municipal de Arapoti, o vereador Marineo Ferreira, convocou os vereadores para uma sessão extraordinária nesta quinta-feira (10), às 17 horas, na qual será votada a reposição inflacionária anual dos salários de Prefeito, vereadores e servidores públicos. 


Segundo o que dizem os vereadores, “a reposição da inflação anual é uma exigência da Constituição Federal, para todos os trabalhadores brasileiros, do setor público ou privado”. Entretanto, há controvérsias em relação ao tema, do ponto de vista jurídico.

O inciso X do Artigo 37 da Constituição garante a reposição salarial anual aos servidores. O mesmo, porém, não se aplicaria aos que ocupam mandato eletivo, porque o Artigo 29 da Carta Magna determina que o subsídio dos vereadores deve ser fixado na legislatura anterior para valer na subsequente.

O argumento, geralmente utilizado pelos vereadores, é de que, por se tratar de reposição, e não reajuste, o aumento é válido, e a prática é comum nas câmaras de vereadores. Entretanto, em outros anos, a proposta já foi barrada. Atualmente, os vereadores em Arapoti têm um vencimento bruto mensal de R$ 5.205,82, e pode ser que eles votem em favor da reposição inflacionaria em seus subsídios. A reposição inflacionária dos servidores públicos é mais do que justa e deve ser aprovada sim, mas cargos comissionados e eletivos devem continuar como estão! Pois já ganham mais que deveriam pelo "desserviço" que prestam ao município.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top