Objetivo da ação é criar um vínculo entre o homem e a Unidade de Saúde para que ele busque não apenas o tratamento, mas a prevenção das doenças


A fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares, a UBS da Vila dos Funcionários realizou na ultima terça-feira (13) um evento sobre o Novembro Azul, 

De acordo com Secretario de Saúde Ademir Moreira estão previstas visitas e conversas sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas. 

A intenção é criar um vínculo entre o homem e a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para que ele procure a rede de saúde para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo. “A mulher faz o preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e o pré-natal. Mas, os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção. Eles vêm até a UBS, geralmente, para tratar de doenças. Queremos ofertar os serviços a eles, mostrarmos a importância do cuidado integral com a saúde e criarmos um vínculo”, explicou Ademir. 


Os profissionais de saúde pretendem fazer o acolhimento ao homem averiguando não apenas os exames necessários ao diagnóstico precoce e combate do câncer de próstata; mas também a conscientização sobre a importância de exames regulares; da vacinação em dia; da prática de atividade física; da participação nos grupos de atividades para controle do tabagismo, hipertensão, diabetes e alongamento, entre outros serviços, disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde. 

Nas Unidades Básicas de Saúde, os homens podem marcar uma avaliação médica, através do agendamento eletivo, para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.


Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top