A governadora Cida Borghetti participou nesta segunda-feira (5) da premiação do Concurso Agrinho 2018, promovido pelo Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Senar-PR, e que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em sua 23ª edição, o Agrinho teve 7 mil trabalhos inscritos e envolveu cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores das redes pública e privada do Paraná.


Cida disse que o programa é uma das parcerias mais bem-sucedidas entre o poder público e o setor produtivo paranaense. “O Agrinho fomenta o interesse dos estudantes e professores na pesquisa, na preservação e no cuidado ao meio ambiente, preparando nossas crianças para o futuro”, afirmou. “Durante todo o ano, este projeto está presente na vida dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. É de extrema importância para a conscientização e formação de nossos cidadãos”, disse.

Presente em todos os municípios do Estado, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social da Faep e é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação; da Justiça e Cidadania; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e da Agricultura e Abastecimento, além de contar com a participação dos municípios, empresas e instituições públicas e privadas.

Nesses 23 anos de programa, 24 milhões de materiais foram distribuídos aos estudantes e mais de 313 mil professores foram capacitados pelo Agrinho. “A importância da sustentabilidade e do cuidado do meio ambiente, para o nosso bem e o bem das gerações futuras, é a principal mensagem que o Agrinho traz”, afirmou o presidente da Faep, Ágide Meneguette. “Com o passar dos anos, o programa ampliou sua área de atuação e incorporou temas importantes para a formação da cidadania, questões éticas, direitos e deveres, saúde pessoal e do planeta”, destacou.


NAS ESCOLAS – Anualmente, o material didático do Agrinho é encaminhado para as escolas paranaenses para que seja usado de forma complementar, aliando aos conteúdos tradicionais a temas transversais como cidadania, meio ambiente, ética e saúde.

Ao longo do ano letivo, os docentes desenvolvem atividades com os estudantes com base nos materiais do programa. O relato destas ações é avaliado na categoria Experiências Pedagógicas, que premia quatro professores da rede pública, um da rede particular e um na categoria Agrinho Solos, que voltam aos seus municípios de carro novo como prêmio.


PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários de Estado da Agricultura, George Hiraiwa; e da Saúde, Antônio Carlos Nardi; o governador eleito Ratinho Júnior; os presidentes da Sanepar, Ricardo Soavinski; do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz; da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli; e da Fecomércio, Darci Piana; os deputados federais Ricardo Barros e Sérgio Souza e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Guto Silva.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top