Com isto, o consumidor pagará R$ 5 a cada 100 kWh consumidos.


A bandeira tarifária acionada para o mês de outubro é a vermelha - patamar 2 - com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. De acordo com a Aneel, esse custo a mais é repassado para o cidadão por conta das condições hidrológicas ainda desfavoráveis.

Com o quinto acionamento seguido da bandeira vermelha patamar 2 é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combater o desperdício de energia. Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; selecionar a temperatura morna no verão; verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo, são algumas opções para economizar com o chuveiro elétrico.

No que se refere ao ar condicionado, é importante não deixar portas e janelas abertas em ambientes em que tenha o aparelho. Além disso, é preciso deixá-los com os filtros limpos e diminuir ao máximo o tempo de utilização.

Agora a geladeira: é importante só deixar a porta aberta o tempo que for necessário; regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira e sempre deixar um espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos.

Outra coisa que dá para fazer é usar mais a iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz cada vez que sair de um cômodo.

Outro vilão é o ferro de passar. Então os especialistas alertam que deve-se juntar várias roupas para passar tudo de uma só vez; outra boa dica é separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura. Ah, e não se esqueça, nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

Agora, se você for se ausentar por um longo período, outra boa dica é deixar os aparelhos em stand-by e retirá-los da tomada.

Reportagem, Cintia Moreira
Reações:

Postar um comentário

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do VOZ DO POVO. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O VOZ DO POVO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

 
Top