DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO: A cada 90 segundos uma pessoa morre por doenças ligadas ao órgãom


No Brasil, a cada 90 segundos uma pessoa morre por doenças ligadas ao coração e à circulação sanguínea. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, essas doenças representam a principal causa de morte no país. E como nem todas elas são acompanhadas por sintomas aparentes, a manutenção é de extrema importância. A cardiologista Fernanda Weiler compara o coração a uma casa e explica os mecanismos envolvidos em eventuais falhas.

“Os vasos sanguíneos correspondem à parte hidráulica da casa – o encanamento. Quando entope completamente o vaso, que para de circular o sangue, a gente chama de infarto. No coração também a gente tem a parte elétrica. Então quando a gente tem problemas nessa parte elétrica a gente tem o que a gente chama de arritmias. A adrenalina do estresse também altera essa parte elétrica, fazendo com que o coração acelere, proporcionando arritmias. Na casa a gente tá manutenção, não dá? A gente tem que chamar o encanador, a gente tem que chamar o eletricista. Então no coração também. A gente tem que ir no médico pra evitar essas doenças. Pra evitar complicações”. 

Mas a manutenção não está ligada só ao acompanhamento periódico de um médico. Atitudes simples podem ter resultados muito positivos. A cardiologista menciona seis pilares essenciais para um coração saudável.

“ Então a gente tem: cuidados com a alimentação – parte de uma alimentação saudável. O segundo pilar é exercício físico – a gente precisa se movimentar. O nosso terceiro pilar é o sono - a gente tem que cuidar do nosso sono. O quarto pilar: controle do estresse. O que que a gente tá fazendo pra relaxar? O quinto pilar é controle do tabagismo. E não existe número mínimo de cigarro; é não fumar. E o sexto pilar – que é o mais gostoso de falar – é felicidade: você encontrar amigos, encontrar atividades que te façam divertir é muito importante pro controle do coração”. 

O dia 29 de setembro é lembrado por ser o Dia Mundial do Coração. Aproveite a data para começar a cuidar dos eu. Você pode ouvir mais sobre a saúde do coração no nosso Podcast Pausa para Saúde número 24. É só acessar o site saúde.gov.br e rolar a página até os conteúdos da WebRádo Saúde.

Reportagem, Aline do Valle.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER