No Brasil, a cada 90 segundos uma pessoa morre por doenças ligadas ao coração e à circulação sanguínea. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, essas doenças representam a principal causa de morte no país. E como nem todas elas são acompanhadas por sintomas aparentes, a manutenção é de extrema importância. A cardiologista Fernanda Weiler compara o coração a uma casa e explica os mecanismos envolvidos em eventuais falhas.

“Os vasos sanguíneos correspondem à parte hidráulica da casa – o encanamento. Quando entope completamente o vaso, que para de circular o sangue, a gente chama de infarto. No coração também a gente tem a parte elétrica. Então quando a gente tem problemas nessa parte elétrica a gente tem o que a gente chama de arritmias. A adrenalina do estresse também altera essa parte elétrica, fazendo com que o coração acelere, proporcionando arritmias. Na casa a gente tá manutenção, não dá? A gente tem que chamar o encanador, a gente tem que chamar o eletricista. Então no coração também. A gente tem que ir no médico pra evitar essas doenças. Pra evitar complicações”. 

Mas a manutenção não está ligada só ao acompanhamento periódico de um médico. Atitudes simples podem ter resultados muito positivos. A cardiologista menciona seis pilares essenciais para um coração saudável.

“ Então a gente tem: cuidados com a alimentação – parte de uma alimentação saudável. O segundo pilar é exercício físico – a gente precisa se movimentar. O nosso terceiro pilar é o sono - a gente tem que cuidar do nosso sono. O quarto pilar: controle do estresse. O que que a gente tá fazendo pra relaxar? O quinto pilar é controle do tabagismo. E não existe número mínimo de cigarro; é não fumar. E o sexto pilar – que é o mais gostoso de falar – é felicidade: você encontrar amigos, encontrar atividades que te façam divertir é muito importante pro controle do coração”. 

O dia 29 de setembro é lembrado por ser o Dia Mundial do Coração. Aproveite a data para começar a cuidar dos eu. Você pode ouvir mais sobre a saúde do coração no nosso Podcast Pausa para Saúde número 24. É só acessar o site saúde.gov.br e rolar a página até os conteúdos da WebRádo Saúde.

Reportagem, Aline do Valle.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top