O dia primeiro de agosto é marcado no Brasil com o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Até o dia sete, o Ministério da Saúde promove atividades para incentivar o aleitamento em todo o país. O objetivo é conscientizar sobre a importância que o leite humano tem para o crescimento dos bebês e desenvolvimento da sociedade. No lançamento da campanha, na última sexta-feira (27), o ministro da Saúde Gilberto Occhi enfatizou os benefícios que a amamentação traz para a sociedade.
“Todos os estudos, todas as informações comprovam que a amamentação salva, evita a mortalidade infantil, ela fortalece a criança, ela é como todas as demais vacinas depois do nascimento. O aleitamento é uma primeira vacina que é dada, porque o leite materno, ele traz ali ajudas significativas para o desenvolvimento da criança.”
Mas não é só a primeira semana de agosto que é dedicada ao aleitamento materno. O mês inteiro ganhou o título de “Agosto Dourado”, no ano passado. De acordo com a Lei 13.435, neste mês as ações são intensificadas. Os profissionais da saúde aumentam a divulgação dos benefícios da amamentação. Isso, porque, de acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Edson Ferreira, o leite materno deve ser a primeira experiência do bebê após o nascimento.
“Quanto mais amamentação, menos as crianças ficam com complicações. Não há mais discussão. Já está estabelecido, que é menos doença respiratória, gastrointestinal, além do vínculo afetivo.”
Neste ano, o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Amamentação é a base da vida”. A semana foi idealizada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno). Aqui no Brasil, ela existe desde 2009 e todos os estados são aliados. As Secretarias de Saúde são aliadas e investem na divulgação do aleitamento materno.
Reportagem, Sara Rodrigues
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji