Julho é o mês em que, geralmente, os pequenos estão de férias aproveitando cada segundo. Mas a maioria dos pais não consegue sair da rotina para acompanhar os filhos, o que os deixa preocupados. Afinal: como fazer para gastar a energia das crianças sem poder viajar ou passar muito tempo fora de casa? A psicóloga e psicopedagoga, Cibele Vogel, dá algumas dicas.

“Eu gosto muito da caixa da criatividade a gente pega uma caixa dessas grandes de plástico, coloca tinta, papelão, canudinho...E definimos um tema. Desse tema nós vamos criar uma obra de arte. Outra coisa é fazer sessão cinema né sessão pipoca em casa. Outra coisa que as crianças curtem muito é fazer piquenique. Se não pode ser fora de casa, a gente traz o piquenique para dentro de casa. Uma outra interessante: receitas que as crianças podem fazer - então a gente brinca de mestre cuca. Dá pra brincar de amarelinha no tapete da sala…”.

Mas nada disso é só pra bagunçar a casa! Além de gastar energia, as brincadeiras ajudarão no desenvolvimento cognitivo e emocional. É o que explica a psicopedagoga.

“Tudo isso faz parte de um desenvolvimento motor...Junto da atividade, a gente trabalha questões importantes de organização, de limpeza, de limite - a partir do momento que você define onde a brincadeira vai acontecer, os cuidados que a gente tem que ter e os combinados estabelecidos”.

Vale lembrar que em todos os momentos, a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes. E se você quiser saber mais sobre como prevenir essas situações acesse no Podcast de Emergências Infantis no site saude.gov.br.

Reportagem, Aline do Valle.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top