FOTO: MAYARA CRYSTIANE/VPNEWS

A 46ª edição da Expoleite, realizada em Arapoti (PR) pela Capal Cooperativa Agroindustrial, chegou ao fim no sábado (28) e reuniu um público recorde de 20 mil pessoas, o dobro da edição anterior. Outra grande novidade da exposição foi o resultado do Julgamento de Gado Holandês, com cerca de 300 animais inscritos e que premiou um mesmo criador com três animais no grande campeonato.

FOTO: DIVULGAÇÃO/EXPOLEITE

Pela primeira vez o Julgamento de Raça Holandesa da Expoleite integrou o Circuito Nacional da Raça Holandesa, com a etapa credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH). O juiz canadense Richard Landrynelogiou a qualidade dos animais e o trabalho desenvolvido pelos criadores da região. Ele destacou ainda o ineditismo do resultado da competição. "Não é em todas as exposições que podemos ver três grandes vacas no grande campeonato do mesmo criador. Essa é a primeira vez que eu julguei dessa forma, avaliando para o circuito nacional, e isso é um fato muito importante."

FOTO: DIVULGAÇÃO/EXPOLEITE

No Grande Campeonato, categoria de Gado Holandês Preto e Branco, o vencedor unânime foi o criador Pedro Elgersma, que saiu da Expoleite com premiação de Melhor Criador e Expositor de Gado Holandês Preto e Branco e com destaque para três dos 15 animais que levou para a exposição. São eles: Halley Sigilosa Windbrook 322 TE, Halley Ruivinha Doorman 538 TE e Halley Verdade Windbrook 274 TE. “Para a nossa família essa conquista representa o resultado de um trabalho em equipe, com muita confiança, respeito e dedicação de cada um”, conta Ronald Elgersma.

No Grande Campeonato, categoria de Gado Holandês Vermelho de Branco, os vencedores foram os criadores Korstiaan Bronkhorst, com o animal Bronkhorst Royal 261 Anahiem Red; Ubel Borg, com o animal Borg Red Rose Cinz Destry 1714; e Hirochi Uehara, com o animal Naha Sky Debonair 318 – TE. E o título de Melhor Criador e Expositor de Gado Holandês Vermelho e Branco foi para Adriaan Frederik Kok.

FOTO: DIVULGAÇÃO/EXPOLEITE

Foco no produtor
O evento, já consagrado como polo difusor de conhecimento e troca de experiências dentro do setor de pecuária leiteira, exibiu, ao longo de quatros dias, palestras técnicas, 60 estandes de empresas ligadas ao segmento, apresentação das crianças e adolescentes do Clube de Bezerras, Encontro de Suinocultores e Exposição de Flores.

Para o Presidente Executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, a sensação pós-feira é de satisfação e dever cumprido. “Em mais um ano cumprimos nosso objetivo com a Expoleite, que é contemplar os produtores, levando a eles conhecimento e mostrando novidades do setor que podem ser aplicadas à realidade de cada um. Estamos extremamente orgulhosos com os resultados e principalmente com a presença em massa de produtores e com o feedback que nos passaram sobre a qualidade, organização e evolução desta edição da Expoleite.”

O criador de gado holandês Charles Salomons faz parte da segunda geração da família que participa da Expoleite expondo seus melhores animais. Nesta edição foram 15 animais inscritos. “A exposição é uma grande oportunidade para trocarmos experiências com outros criadores, além de ser um momento de reconhecimento e validação do trabalho que realizamos ao longo do ano”, ressalta.

A pequena produtora Danielle Ferraz dos Santos esteve na Expoleite pela primeira vez e conta que adquiriu novos conhecimentos para aplicar em sua propriedade. “As palestras foram muito produtivas, aprendi sobre a importância da aplicação consciente das medicações para o controle da mastite bovina e conheci muita tecnologia para melhorar desde o processo de ordenha até o bem- estar do gado”, relata.

A cooperativa
A região atendida pela Capal, formada por 80 municípios, está localizada em uma das principais bacias leiteira do País. A cooperativa, que faz 58 anos em 2018, reúne quase 3 mil produtores cooperados, dos quais 1,1 mil se dedicam à atividade leiteira em propriedades pequenas, médias e grandes.


FOTOS; MAYARA CRYSTIANE/JOSÉ ADÃO
VOZ DO POVO






















































































Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top