Acredite você ou não, sim, o Windows consome internet, e principalmente suas atualizações! Não sabia disso?! Confira algumas dicas sobre como fazer o sistema parar de sugar tanto sua internet!
1- Cheque a quantidade de dados que o Windows está utilizando
Antes de começar as modificações de sistema, você precisa saber quais são as aplicações que estão sugando mais dados. O Windows 10 inclui uma ferramenta chamada "Uso de Dados" que mostra exatamente o quanto de dados cada programa e aplicação do seu computador tem usado.
Para fazer a checagem, entre em Configurações > Rede e Internet > Uso de Dados. Você verá um gráfico mostrando o quanto de dados o Windows 10 tem usado nos últimos 30 dias, separados entre internet Wi-Fi e conexão Ethernet. Clique em detalhes de uso e você verá uma lista com os softwares e aplicações, assim como o uso respectivo de dados por cada um deles.
2 - Impeça atualizações via Windows Update
O Windows 10 baixa e instala atualizações recebidas via Windows Updade (software de atualizações de sistema da Microsoft), sem você habilitar nada. Como a ideia do Windows 10 é que ele seja altamente conectado e atualizado, os updates de sistema são bem frequentes e, às vezes, ocorrem com arquivos bem grandes.
Felizmente, existem maneiras de impedir que o sistema faça atualizações automáticas, mas, isso depende da edição do Windows 10 que você tem.
A primeira coisa que você tem a fazer é configurar a sua rede Wi-Fi como conexão limitada. Vá em Configurações > Redes e Internet > Wi-Fi. Desça a página e escolha "Opções Avançadas". Aqui, ative a opção "Definir como conexão limitada". A mudança só afetará a rede Wi-Fi que você esteja utilizando, ou seja, o Windows Update funcionará automaticamente quando você se conectar a outra rede Wi-Fi. Se você também quiser limitar o uso de dados na nova conexão, será necessário repetir todo o processo.
O lado bom é que toda vez que você se conectar a este Wi-Fi o Windows lembrará das configurações alteradas.
3 - Desabilite o compartilhamento de atualizações peer-to-peer
Geralmente, o Windows 10 utiliza sua conexão de internet para levar atualizações de sistema para outros computadores da sua rede que tenham o sistema operacional instalado. Essa configuração é automática, sem que o usuário saiba que ela ocorre.
Para mudar esse padrão, vá em Configurações > Atualizações e Segurança > Windows Update e clique em "Opções Avançadas". Selecione "Escolha como as atualizações são enviadas" e escolha a opção "PCs na minha rede local". Você também pode apenas desativar a opção.
4 - Impeça que atualizações de programas sejam feitas automaticamente
Se a sua conexão Wi-Fi já está configurada como limitada, o Windows 10 não instalará automaticamente nenhuma atualização de aplicativos ira pegar dados para os Live Tiles. Para que esse comportamento seja estendido para todas as suas redes, faça o procedimento a seguir.
Abra o aplicativo Store. Clique na sua foto de perfil e selecione "Configurações". Desative a opção "Atualizar apps automaticamente". Você ainda será capaz de atualizar a loja manualmente na janela da Store, mas o Windows não fará mais a atualização automática.
Embora as atualizações do Live Tile não sejam abusivas, você pode desativar os updates automáticos para eles também. Clique com o botão direito do mouse no Live Tile que você quer desativar e escolha a opção "Mais". Depois, é só desligar o Live Tile.
5 - Cortando gastos de dados nos navegadores
Se você quer cortar o nível de dados que seu navegador utiliza, a alternativa que você tem é começar a utilizar um browser que já venha com um recurso proxy para comprimir o conteúdo. Assim, as páginas que você acessar virão de servidores que já têm o gasto de dados comprimidos.
Existe uma extensão oficial do Google para comprimir dados no Google Chrome, e funciona da mesma forma tanto no navegador para desktop quanto para celular. O browser Opera também tem um "modo turbo" que funciona de maneira similar.
E aí, gostou das dicas?! Depois de todos esses ajustes, é provável que você tenha reduzido até pela metade o gasto com dados de internet. Deste modo, você poderá redirecionar esses dados para outras aplicações, seja seu jogo online preferido ou sua série favorita da Netflix!
Fonte: Canal Tech
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji