Primavera começa nesta sexta-feira (22)


A partir das 17h02 desta sexta-feira (22), no horário de Brasília (DF), começa a primavera e, junto com ela, a temperatura tende a subir. Neste ano, a previsão é que os termômetros marquem temperaturas acima da média histórica e que o período chuvoso atrase, podendo começar somente em meados de outubro em algumas regiões do país. De acordo com a meteorologista consultora Ingrid Peixoto, do Instituto Nacional de Meteorologia, a estação vai começar com temperaturas elevadas e pouca chuva.

“Climatologicamente, para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é a estação caracterizada pelo retorno das chuvas e o aumento do calor, principalmente durante a madrugada. Com exceção somente da região sul, onde as chuvas tendem a ser mais regulares com temperaturas mais amenas ao longo de todo o ano. A estação de primavera começa com temperaturas elevadas e com poucos volumes de chuva."

Ingrid Peixoto dá mais detalhes de como vai ficar a previsão do tempo nos meses de outubro, novembro e dezembro.

"O prognóstico de previsão climática aponta para uma tendência de chover praticamente a metade do esperado entre os meses de outubro e novembro; porém em dezembro as chuvas tendem a ser mais regulares por todo o país, com exceção apenas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a primavera marca a estação menos chuvosa destas localidades."

No início da primavera, os dias vão ter praticamente a mesma duração que as noites: vão ficando cada vez maiores, e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que vai ocorrer no início do verão. Neste ano, o verão vai começar no dia 21 de dezembro às 13h28, no horário de Brasília.


Reportagem, Cintia Moreira.

Postar um comentário

0 Comentários

KELVE SUPERMERCADOS - MANIA DE VENDER BARATO



CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER