Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado nesta sexta-feira (18).



Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo. A data, comemorada desde 2008, serve para refletir sobre a preservação do meio ambiente, bem como a saúde e a segurança dos produtores rurais. Um dos assuntos que merece destaque são os agrotóxicos. No mercado existem diversos tipos e em cada embalagem, consta uma faixa colorida com orientações de como usar, como armazenar e como fazer o descarte, afinal, ao utilizar o produto, é preciso dar o destino correto a ele. Atualmente, 563 municípios e 2 mil e trezentos pontos de coleta são atendidos pelo Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com o coordenador do programa, Carlos Sehn, já foram retiradas do campo mais de 13 milhões e quatrocentas mil embalagens. Segundo ele, os materiais saem das casas dos produtores e seguem para as centrais de recebimento e triagem, que são credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, o INPEV.

"Os produtores vão até estas centrais para fazerem a entrega destas embalagens ou, em alguns casos, a própria central de recebimento faz um roteiro itinerante junto a todos os produtores, eles recebem toda uma orientação para fazerem a tríplice lavagem das embalagens, após esgotar o produto no interior das mesmas e armazenam as embalagens dentro de sacos plásticos apropriados, eles guardam este material em locais seguros, a maioria deles dentro dos depósitos de agrotóxicos, aguardando receberem o convite do programa itinerante."

Segundo Carlos Sehn, quem adere ao programa e entrega as embalagens devidamente lavadas, ganha recibos, que são fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

"O produtor tem o compromisso também de dar a correta destinação de suas embalagens. Então é importante que ao receber este recibo, este comprovante, ele o mantenha guardado para ser apresentado, eventualmente, à alguma fiscalização que possa comparecer a sua propriedade."

Assim, além de preservar o meio ambiente, o produtor assegura a saúde e a segurança da sua família.

Com a colaboração de Cintia Moreira, Reportagem Tácido Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER