DESTAQUES - Curso de agricultura orgânica movimenta produtores de Japira - Ibaiti realiza evento cultural de Combate às Drogas - W. BRAZ * GESTÃO SE PREPARA PARA INFORMATIZAÇÃO - IBAITI Campanha “Prato Cheio” do Provopar distribui refeições.



JAPIRA
Curso de agricultura orgânica movimenta produtores de Japira


A Prefeitura de Japira em parceria com o Sindicato Rural de Ibaiti e o SENAR-PR realizou na semana passada, a segunda edição do curso de Agricultura Familiar. O curso é voltado para pequenos produtores e trabalhadores rurais da APROPIA - Associação dos Produtores do Pico Agudo de Japira, que entregam alimentos da Agricultura Familiar produzidos no município à SEED através do programa PNAE estadual.

A capacitação tem o objetivo de qualificar os produtores para elaboração de planejamento básico do cultivo desde o plantio até a comercialização por meio da análise de informações da propriedade e da produção.

O curso foi ministrado pela instrutora Vivieny Nogueira Visbisk, engenheira agrônoma do SENAR-PR, e teve duração de três dias. Ao todo onze produtores puderam aprender os conceitos para praticar a agricultura orgânica, conhecendo técnicas para melhorar a biodiversidade, manejar a fertilidade do solo e controlar pragas e doenças.

O encerramento do curso aconteceu na ultima quinta-feira (29) e contou com a presença dos acadêmicos da UENP que fazem parte do programa paranaense de certificação de produtos orgânicos. No programa, as universidades trabalham em parceria com as certificadoras auxiliando os agricultores a se enquadrar nas normas e preparar a documentação para receber o certificado.


=====================================



IBAITI
Ibaiti realiza evento cultural de Combate às Drogas


A Prefeitura de Ibaiti através da Secretária da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS realizou na última sexta-feira (30), o I Evento Cultural de Combate às Drogas do Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projetos Piá; Caji; Marcos Justino; Saturnino Braz) intitulado como “Sou feliz sem drogas”.


O evento foi realizado na AABB (Associação Atlética Brasileira do Banco do Brasil) e contou com a participação do prefeito Dr. Antonely de Carvalho, a primeira dama e presidente do Provopar Flaviana Fadel de Carvalho, a juíza de Direito da Comarca de Ibaiti, Drª Fabiana Christina Ferrari e o soldado Paulo da Polícia Militar que desenvolve o trabalho com o PROERD (O Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Durante o evento foram desenvolvidas diversas oficinas: Grafite, Skate, Música, Pintura, Futebol, Capoeira, Ping Pong, Pebolim, com objetivo de apresentar a cultura, a arte e o esporte às crianças e adolescentes, e assim ampliar seus horizontes, além de proporcionar um dia de lazer.

Para as crianças, além das oficinas, o evento também proporcionou um dia de lazer com piscina de bolinhas, cama elástica, parquinho, carrinho de pipoca, algodão doce, e lanches diversos produzidos pelas cozinheiras municipais do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O trabalho foi idealizado pela secretária de Assistência Social Fernanda Maia de Souza e as técnicas do CRAS Aline Carmelina Moura, Assistente Social e Izabella Silva Peres, psicóloga, e foi executado com a pedagoga Odilayne G. F. Pedrozo, as coordenadoras e orientadores sociais e participação dos oficineiros voluntários, Mc Jhow Jhow e André Cicinho, grafiteiro Juninho Tattooarts, contra mestre de capoeira Gilmar Soares e 11 meninos do Skate (estudantes). 

O trabalho executado pelo CRAS e CCFV busca não só combater os problemas sociais, mas prevení-los.



=============================

W. BRAZ
GESTÃO SE PREPARA PARA INFORMATIZAÇÃO


Um município informatizado. A meta da gestão para os 4 anos já começa a se concretizar ainda em 2017. Na manhã de hoje (terça-feira, 4) a equipe de governo se reuniu para ouvir instruções sobre o sistema online que está sendo implantado na prefeitura. 
Com este sistema a administração terá um banco de dados confiável e um relatório em tempo real de tudo que é solicitado pelos munícipes e em quanto tempo essas solicitações são atendidas pelas secretarias. 
Já a população terá uma ferramente confiável para pedir serviços. Cada pedido gera um protocolo e o cidadão pode acompanhar a execução do serviço solicitado pela internet ou por mensagens de celular. 
O município já montou uma equipe para atender exclusivamente a população com esse novo serviço de protocolo, que fica localizado na rodoviária.

                  ==============================
IBAITI
Campanha “Prato Cheio” do Provopar distribui refeições prontas para famílias da Área Verde, Sub 50 e Rua das Bananeiras


Primeira dama e presidente do Provopar Flaviana Fadel de Carvalho coordenou a distribuição de alimentos 

Com o frio de 9ºC na noite desta segunda-feira (9), a primeira dama e presidente do Provopar de Ibaiti, Flaviana Fadel de Carvalho e sua equipe de voluntários distribuíram mais de 200 refeições quentes para moradores dos bairros: Área Verde, Sub 50 e Rua das Bananeiras.

A ação faz parte da Campanha “Prato Cheio” desenvolvida pelo Provopar de Ibaiti, que iniciou na semana passada distribuindo refeições quentes para moradores do Bairro Bom Pastor.

A primeira dama percorreu com sua equipe de voluntários pelas ruas dos bairros distribuindo as refeições preparadas na cozinha central do Centro de Apoio a Juventude de Ibaiti – CAJI.

Segundo Flaviana, a campanha vai distribuir as refeições quentes pelo menos uma vez por semana nos bairros mais carentes do município.

A Campanha “Prato Cheio” organizada pelo Provopar distribui arroz com frango preparado com legumes e temperos, tudo bem quentinho. Os alimentos são arrecadados através de doações da sociedade e comércio local.

A Campanha “Prato Cheio” visa atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, famílias identificadas pelo Programa do Voluntariado Paranaense - Provopar, como gestantes desnutridas, crianças, desempregados, trabalhadores formais e informais de baixa renda e idosos.

A ação faz parte de uma séria e promoções que serão desenvolvidas pelo Provopar com apoio do prefeito municipal Dr. Antonely de Carvalho ao longo do ano. 









Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER