ADEMIR MOREIRA FALA DA LEI DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS QUE CRIOU EM 2011 E DO SISTEMA QUE AJUDOU A IMPLANTAR EM SÃO JOSÉ DA BOA VISTA QUANDO FOI SECRETARIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.


O Voz do Povo cumprindo seu papel de informar a população foi conversar com o Ademir Moreira sobre a lei de “Agendamento de Consultas que ele criou em 2011 (1297/2011 e 1249/2011) e esta semana a câmara aprovou uma lei com o mesmo teor. 

Vejam oque disse o Ademir

VP - Ademir A Câmara de Vereadores aprovou na sessão do dia 10/07 uma lei de agendamento de consultas; mas fazendo uma rápida pesquisa apareceu que você já fez uma essa lei em 2011, você pode falar dessa lei?

Ademir – Posso sim, inclusive é uma lei muito importante que foi criada por mim, e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na época, para esse processo de agendamento de consulta e não somente para o idoso e para pessoas com deficiência.

VP – Na época você era vereador, fala um pouco sobre essa lei.

Ademir - Então, vendo o inicio do processo de informatização e com o crescente numero da população idosa em Arapoti; na época em minha justificativa, e vendo os dados da secretaria de saúde percebemos que essas pessoas necessitavam de um atendimento digno e não é justo que pessoas de 60, 70, 80 anos tenham que chegar às 5 ou 6 horas da manhã e enfrentar fila num posto de saúde por causa de uma consulta. Então essa lei foi muito importante que foi aprovada, não foi colocada em pratica pela gestão anterior, mais é uma lei importante que esta aprovada esta lá e existe. E hoje temos em torno de 3 mil idosos, mas ativos somente mil e poucos idosos, temos 2 mil idosos tem problemas de saúde, problemas de locomoção, de saúde mental, e quando precisam de uma consulta ou exame eles passam muitas necessidades.

VP – Esse agendamento já é usado na UBS da Vila Humaitá, se lá deu certo não seria interessante estender para toda a cidade, mas usando a lei do Ademir que já existe.

Ademir - Sim, se lei existe pra que não usar como base para isso, e eu aposto muito nessa lei para essa população, pois a secretaria de saúde esta dando um passo muito importante que é a informatização; para você ter uma ideia, de 2007 pra cá o município iniciou um processo de informatização em rede, para se ter uma ideia hoje, os agentes comunitários tem tablete; são informações que eles vão lá nas casas e trazem para a secretaria de saúde e a intensão dessa informatização é trabalha em rede, pois se você não tiver hoje um sistema informatizado, não tem como fazer agendamentos; na verdade até tem num caderninho até faz, mas você sabe que depois pode complicar e você tendo um sistema informatizado facilita para trabalhar.

VP – Fiquei sabendo que algum tempo atrás você esteve em São José Da Boa Vista e conseguiu implantar esse sistema de agendamento lá onde você foi secretario de saúde?

Ademir – Sim, quando fui pra lá em 2000 e vendo essas necessidades que aqui eu já tinha e quando você vive uma situação dessas, eu sou filho de famílias humilde e a gente já passou por isso; quantas vezes fui com minha mãe quatro horas da manhã no posto da Vila Romana, Na época era o Doutor Helsinki que trabalhava e eu já via essa dificuldade, e sendo secretario eu pensava, “poxa... eu tenho que fazer alguma coisa”. La em São Jose da Boa Vista deu Certo, claro é um município com 7 a 9 mil habitantes que viviam e sentia a mesma dificuldade, principalmente o pessoal da zona rural, pois no município não houve o êxodo rural e muitos moram na zona rural e usam muito os veículos da prefeitura, da educação para vim para a cidade, outros vinham de carroça e nos vimos essa dificuldade e implantamos lá e funcionou direitinho.

VP – Hoje como você vê a aprovação dessa nova lei? É uma lei que já existia, mas desde que venha a ajudar a população é importante para a população, não é?

Ademir – É assim que eu penso; se é pela minha lei ou por essa nova lei que tem o mesmo conteúdo o mais importante é atender a população, que a lei seja cumprida pelo executivo e que atenda os idosos, que atenda as gestantes, atenda as pessoas com necessidades especiais, pois são duas leis aprovadas na câmara de vereadores.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER