DESTAQUES - JAGUARIAÍVA, JAPIRA, IBAITI



Secretaria de Assistência Social lança Campanha do Agasalho em Japira

A Secretaria de Assistência Social de Japira lançou no inicio deste mes, a Campanha do Agasalho 2017. Com o slogan "Quem tem frio tem pressa", a campanha é coordenada pelo secretário de Assistência Social Leonildo Aparecido da Silva e faz parte de uma ação realizada entre a Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social.

O objetivo da Campanha do Agasalho é coletar o maior número possível de roupas, calçados e agasalhos para suprir as necessidades das famílias que precisam e assim, nos dias mais frios do inverno que começa nesta quarta-feira (21), diminuir o sofrimento daqueles que não tem como se aquecer.

As doações podem ser entregue até o dia 01/07 no CRAS, Centro de Saúde, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Educação, CMEI Dona Nenzinha e no Centro Social.

===============X===============

Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ibaiti passam por capacitação do Programa Agrinho pelo SENAR-PR.


Aconteceu no último dia 7 de junho no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel em Ibaiti, uma palestra para profissionais da Educação sobre o Programa Agrinho.

A palestra foi ministrada pela instrutora Andrea Carvalho, do SENAR de Ponta Grossa. Foram abordados assuntos como: histórico do Programa; a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade dentro do programa; metodologia do programa, inclusive as atividades que compõem a Pedagogia da Pesquisa. 


Este ano, a Secretaria Municipal de Educação de Ibaiti aderiu ao programa. Os professores irão trabalhar com o tema: "As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo."

O programa será implantado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino que irão receber o material de apoio fornecido pelo SENAR-PR.


Será realizado um concurso estadual, onde alunos, professores, escolas e municípios concorrem a excelentes premiações. Todo o trabalho do Agrinho em Ibaiti nas escolas municipais será acompanhado por uma coordenadora geral do município, a qual estará auxiliando as escolas e professores na montagem dos projetos.


Desenvolvido há 21 anos pelo SENAR-PR, o programa Agrinho tem como objetivo promover nas salas de aula a discussão e a reflexão sobre os temas transversais à educação, como saúde, segurança pessoal e ambiental.

================X==================


Segurança pública foi discutida em audiência.


Mais de 300 pessoas, entre comunidade, autoridades e representantes da sociedade civil organizada participaram em Jaguariaíva na noite de segunda-feira (19), no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, de audiência pública com foco na avaliação, discussão e busca de soluções para a segurança pública. A promoção foi da prefeitura, com participação do Poder Judiciário, Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) e polícias civil e militar.


Na primeira etapa da audiência houve considerações sobre a estrutura e obrigações dos poderes públicos para manutenção da ordem social. As exposições foram feitas pelo prefeito municipal, José Sloboda, a juíza Rafaela Mari Turra, a promotora de justiça, Rosângela Rodrigues de Oliveira, o presidente do Conseg, Giuliano Miranda e a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos.


Também falaram o novo delegado, Dérick Moura Jorge, o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva (ACIAJA), Thiago Banach, o delegado chefe da 13ª subdivisão Policial do Interior, Danilo Cesto, e o 1º tenente comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, Leandro de Azevedo Thereza, e o sargento Vitor Paulo Onysko, comandante do Destacamento de Polícia Militar de Jaguariaíva.

Com o espaço aberto para manifestação do público a palavra foi usada principalmente por comerciantes, vítimas de furtos e roubos por menores infratores reincidentes no crime. As autoridades responderam aos questionamentos, entre eles destacou-se o fato de que por força da lei o menor não pode permanecer preso por mais de cinco dias e que por outro lado faltam vagas para internamento em unidades de ressocialização.


Com o registro dos maiores anseios do público haverá busca de soluções e alinhamento de políticas públicas com os resultados da audiência. Entre as iniciativas já em implantação foi anunciado por Sloboda que a prefeitura vai instalar câmeras de longo alcance para vigilância nas ruas, visando ajudar a polícia na inibição do crime e reconhecimento de seus autores. Outro reforço no policiamento virá com a concessão pelo Estado de mais duas viaturas, uma para PM e outra para a Polícia Civil, mais o trabalho em conjunto com outros municípios da região para implantação de base regional do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar).




==============X==============


Japira se classifica para oitavas de final da Mini Copa Unopar de Futebol.


O Clube Atlético Japirense está classificado para as oitavas de final da Mini Copa Unopar de Futebol. Mesmo perdendo fora de casa pelo placar de 1 a 0 para a equipe de Siqueira Campos, o CAJ se classificou beneficiado pela vitória de Tomazina sobre Jaboti por 4 a 2.

A última rodada da primeira fase encerrou neste domingo (18). A equipe japirense precisava de uma vitória simples para se classificar sem depender de outros resultados.

Contando com apoio da torcida japirense, o jogo realizado no Estádio Moisés Lupion na cidade de Siqueira Campos, teve várias jogadas de perigo de gol para ambas as equipes. Mesmo jogando uma bela partida, o CAJ acabou perdendo o jogo para a equipe siqueirense.

O time japirense só não se classificaria se além da derrota para Siqueira Campos, a equipe de Jaboti não vencesse Tomazina, jogo realizado no Estádio Municipal Moyses Chueire em Tomazina, no mesmo horário. Com a derrota de Jaboti pelo placar de 4 a 2, o CAJ está classificado para a próxima fase da competição.

O prefeito Walmir Wellington da Silva, grande torcedor do CAJ comemorou a vitória do time japirense. “Parabéns a toda a equipe que lutou dentro de campo. A classificação é um reflexo de todas as partidas e conquistas durante toda a primeira fase”, disse o prefeito.

Na primeira fase o time de Japira fez oito pontos com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe marcou 19 gols e sofreu 13, tendo um saldo positivo de 6 gols.

As oitavas de final da Mini Copa Unopar de Futebol começam no próximo dia 9 de julho. O CAJ recebe em casa a equipe da cidade Barra do Jacaré. O jogo será no Estádio Municipal Arnaldo Forbeck ás 16 horas.


==============X==============


Professores municipais de Ibaiti são capacitados para trabalhar com Programa Jovens Empreendedores do Sebrae

Iniciou na última semana em Ibaiti, a capacitação dos professores municipais que trabalharão com o Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae.

O programa trabalha os princípios da Educação Empreendedora com alunos do 1º ao 5º ano. A capacitação foi ministrada pelo professor Rodrigo Martins, técnico do Sebrae.

A “Educação Empreendedora” propõe a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras.


Embora exista uma variedade de conceitos, teorias e interpretações relacionadas ao tema, de maneira geral o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae compreende que ela prioriza o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realizá-lo”.

O Programa JEPP, vem com uma metodologia própria que busca desenvolver nas crianças o espírito empreendedor buscando as potencialidades que existe dentro do nosso próprio contexto.


O JEPP é composto por nove passos, porém, o que compete à execução do Município são os cinco primeiros:

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas;
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais;
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos;
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos;
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores e cores.


Segundo a secretária municipal de Educação, professora Zélia Aristides de Carvalho, o ponto alto do projeto acontecerá em novembro em uma feira onde os alunos terão oportunidade de mostrar para a comunidade o produto do seu trabalho e comercializá-lo.

==============X===============

Alunos e professores da rede municipal de ensino participam de programa de educação ambiental


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a empresa Arauco, tem proporcionado ambiente atrativo para aprendizagem aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino Jaguariaíva. Para ensino de ações e posturas responsáveis, diante de problemas ambientais, estão em andamento aulas de campo na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Fazenda Barra Mansa, município de Arapoti.

Integrante do Programa Educação Ambiental Arauco, as atividades começaram em 8 de maio, com a capacitação de professores regentes dos 4º anos, na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho. O foco foram informações sobre meio ambiente e formas de auxiliar na aplicação do programa, que é embasado nos conteúdos abordados em sala de aula do referido ano/turma. Fauna, flora, espécies ameaçadas, biomas do Brasil, sucessão florestal, destinação correta do lixo estão entre os temas trabalhados.


No dia 23 de maio, junto com professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessoria pedagógica, as crianças começaram a visitar a fazenda. As escolas Izabel Branco, José Pedro Cleto, Elza Baptista Fonseca, Maria de Lourdes, Prefeito Aristides Soares e Júlio de Mesquita Filho são as participantes. No total são 444 alunos incluídos.

As aulas na RPPN são ministradas pelos técnicos da ARAUCO, Márcio Roberto Couto, Andrea Bueno e Celita Rodrigues Cordeiro, acompanhados pela assessoria da Smece, Janaína Ferreira Vaz, coordenadoras pedagógicas das escolas participantes e professoras regentes das turmas. Segundo a Smece, através dessa parceria, as crianças vivenciam uma forma diferente de aprender, sem perder de vista a qualidade de ensino sempre priorizada pelo município.


Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER