Secretaria da Agricultura cria programa de auxílio para produção de silagem

JAPIRA - PR



Para incentivar e contribuir com os produtores rurais japirenses, a prefeitura de Japira através da Secretaria Municipal de Agricultura, está desenvolvendo um Programa de incentivo à produção de silagem que será voltado aos produtores rurais, com o objetivo de viabilizar alimentação animal para ser utilizado no período de estiagem prolongada.

Com o milho no ponto, pequenas propriedades familiares não têm os equipamentos necessários para produzir a silagem. No Programa de incentivo a prefeitura fornece máquinas e tratores necessários para colheita do milho, produção e armazenamento da silagem.

Para o secretário da Agricultura Alex Blanco Cardoso o programa de incentivo à produção de silagem é extremamente importante, pois estimula a produção leiteira, uma das principais fontes de economia do município. “Daremos o suporte necessário ao homem do campo para produzir e se desenvolver cada vez mais. A demanda é grande, mas vamos agendar o atendimento para atender a todos”, disse o secretário.


A silagem é muito utilizada na pecuária leiteira para alimentação do gado na entressafra, quando as pastagens enfraquecem devido ao pastoreio intensivo e pela falta de chuvas. A técnica é baseada no corte da forragem, colocação no silo, compactação e proteção através de vedação com lonas plásticas. Os tipos mais conhecidos de silagem são as de milho e cana de açúcar. O produto fornece suporte imediato à alimentação das vacas leiteiras, mas o mais importante é seu papel na alimentação do gado no período da estiagem. O milho é o cereal mais indicado para a silagem, pois possui grande quantidade de nutrientes que os animais necessitam para a nutrição e produção do leite.

O trabalho será feito com agendamento na Secretaria da Agricultura através do telefone 43 3555-1034.

Edição: Mariza Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER