Na verdade esse era um antigo pedido do VOZ DO POVO, que não via a necessidade de levar as pessoas de um determinado bairro para ouvir problemas dos outros e assistir situações como foi na "AUDIÊNCIA ITINERANTE" da Vila Romana (Foto) uma discussão sem precedentes entre o Presidente e o então vereador na época Claudinei José Moreira o "Todinho"; discussão essa que esvaziou o Salão Paroquial e a população foi embora sem falar de seus problemas.

Esperamos que desta vez se de prioridades para a fala dos moradores do bairro. Bem da verdade não é uma sessão itinerante que vai resolver os problemas de um determinado bairro; o ideal seria a câmara ajudar a fortalecer as associações de bairros, ouvir os presidentes das referidas associações e principalmente acompanhar esses presidentes para uma "CONVERSA" com o prefeito e mostrar a verdadeira necessidade de se resolver o problema, sem querer mandar no EXECUTIVO. Seria bem mais útil que essas "Sessões Itinerantes".  

Comunidade: Câmara muda formato e retoma Projeto Câmara Itinerante
TEXTO CÂMARA DE VEREADORES
O Projeto Câmara Itinerante será reativado pelo Poder Legislativo Municipal ainda nos próximos meses. A partir do Projeto de Resolução 110/2017 de autoria da Mesa Diretora, aprovado nesta segunda-feira (22), o Programa teve algumas alterações que prometem deixar as Sessões Itinerantes mais objetivas, com foco em temas de interesse da localidade e com maior participação dos moradores. Lançado em 2015, o Projeto que originalmente foi proposto pelo vereador Lelo Ulrich (PSD) tem a proposta de levar às comunidades urbanas ou rurais as Sessões Legislativas, com o objetivo de aproximar o Legislativo das comunidades, promover a participação popular e debater as demandas de cada localidade. 
Com a nova Resolução, as Sessões Itinerantes não terão mais natureza ordinária, mas sim serão extraordinárias. Segundo o vereador Divair, isto que dizer que nas reuniões junto à comunidade serão discutidos apenas temas e anseios relacionados a aquela localidade, e não mais Projetos de Lei orçamentários, por exemplo. “A Câmara Itinerante é um programa que proporciona uma forma privilegiada de aproximação com população, em especial nos bairros mais distantes da Sede da Câmara e de concretização da participação política direta. Com discussões de problemas comuns, trabalhando juntos, podemos encontrar alternativas e soluções consensuais e chamar a atenção da Prefeitura Municipal para o debate. Toda a comunidade está convidada a participar”, ressaltou o 1º Secretário, Divair da Silva (PV).
“A Câmara Itinerante é um instrumento de conscientização, participação política e de promoção da cidadania. O objetivo do projeto é incentivar e facilitar a integração entre cidadãos e o Poder Legislativo Municipal, popularizar os trabalhos da Casa e conhecer os anseios dos moradores de cada região”, diz o Presidente da Casa, Lelo Ulrich.
Conforme a Resolução, antes do início da Sessão, a população poderá se inscrever para participar, expondo seus pedidos, críticas ou sugestões aos parlamentares. As propostas da comunidade serão encaminhadas ao Executivo, ou aos órgãos competentes e as respectivas respostas serão publicadas no site da Câmara Municipal. 
As Sessões Itinerantes serão realizadas no mínimo três vezes por ano. Em breve a Câmara divulgará o calendário do projeto, com datas e locais a serem definidos.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top