SECRETARIA DE OBRAS DA PREFEITURA DE ARAPOTI COMENTA SOBRE A REFORMA DA PONTE DO ARROZAL.



Em entrevista ao Voz do Povo, o engenheiro Reginaldo Márcio Felisbino Secretario de Infraestrutura do Município de Arapoti, nos recebeu em sua sala para responder algumas perguntas sobre a reforma da ponte que da acesso ao Bairro Arrozal que caiu dois lances há um tempo atrás impedindo a passagem dos moradores. Para sair do bairro e chegar ao centro de Arapoti o caminho mais curto é pela ponte.

VP - Reginaldo como esta a situação da reforma da Ponte do Arrozal?

REGINALDO - Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que este veículo de comunicação nos da para esclarecer o assunto, que é a reforma da ponte do Bairro Arrozal. Estamos nos mexendo no próximo dia 26 passa por processo de licitação, um estudo que precisamos fazer antes de se começar a obra mesmo; pois tivemos dificuldade de encontrar documentações sobre a ponte; então entramos em contado com o DER (Departamento de Estada e Rodagem), pois foi eles forneceu as vigas, para o Município de Arapoti em um convenio primeiro temos que ver a situação técnica, das fundações dos pilares como foram construídos, e o porquê do abalo (de ter caído), isso é necessário, pois não podemos desenvolver nenhum projeto sem as informações, para isso iremos licitar o estudo técnico, e somente depois licitaremos uma empresa para a reforma ou a construção total da ponte, são documentações necessárias, umas delas são a batimetria do local, (técnica usada para fazer o mapeamento da profundidade de oceanos, lagos e rios, ou seja, conhecer a topografia submersa do local em estudo. Combinado com sondagem para conhecer qual o tipo de material que se encontra no fundo dos rios (Rochas, areia, profundidade e outras situações.) para projetar estruturas para fundação), isso me da uma posição do solo no local, para a instalação dos pilares, necessário para a segurança e durabilidade da obra.



VP - Será construída uma nova ponte?

REGINALDO - Bem, estamos realizando estudos no local, emergencial e a longo prazo, e de posse das informações, iremos sem duvidas fazer o melhor, uma obra com durabilidade para valorizar o que será gasto no local, e não simplesmente refazer um pilar que caiu, sem saber se os outros não estão abalados também, refazer só um pilar não me da a segurança e a certeza que os outros também não cederão com trafego pesado de caminhões e maquinas agrícola, temos que fazer um bom estudo técnico para garantir a durabilidade da obra e segurança de todos.


VP - Oque poderia ser feito de imediato para facilitar a vida dos moradores e principalmente dos alunos que estão em período escolar?

REGINALDO - Sim, foi construído no local um pontilhão, foram fixados placas de sinalização enfatizando que era só pra pedestres, mas as placas foram retiradas pelos próprios moradores da localidade, deixando uma situação de risco. Mas o ideal mesmo é construir a ponte para atender a todos, agricultores do local e toda a comunidade, dando suporte e com segurança.

VP - Outra solução não seria melhorar a estrada que dá acesso ao bairro pela São Nicolau?

REGINALDO - Sim, também pensamos nisso, mas veja a nossa cascalheira esta no Bairro do Cerrado das Cinzas, e os caminhões teriam que percorrer um longo percurso, duas a três viagens por dia, e isso levaria muito tempo para recuperar toda a estrada, estamos trabalhando para liberar mais cascalheira no município, e quem sabe uma mais próxima à estrada facilitando assim o acesso dos maquinários e caminhões e o transporte para atender os agricultores e moradores da região.

VP - Vamos então torcer para que a licitação seja o mais rápido possível?

REGINALDO - A licitação esta prevista para o dia 26 de Abril, mas o grande problema que encontramos são as empresas que realizam este tipo de obra, estou entrando em contrato com algumas delas, mas temos que ter projetista que elabore um projeto e que ele seja aprovado no Paraná Cidade, para a liberação de recursos financeiros para a execução da obra, junto ao Governo Estadual.

Esta obra tem que acontecer sim, e é muito importante para os moradores do Bairro Arrozal, mas vejam, já aconteceu o mesmo problema em 2010, e foram feitos os serviços de recuperação da ponte, desta vez iremos fazer uma obra não para durar 4 ou 5 anos, se preciso for mudaremos a ponte de lugar, mas tem que ser uma obra definitiva.



Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER