Em entrevista ao Voz do Povo, o
engenheiro Reginaldo Márcio Felisbino Secretario de Infraestrutura do Município de Arapoti, nos recebeu em sua sala para responder algumas perguntas sobre a reforma da ponte que da acesso ao Bairro Arrozal que caiu dois lances há um tempo atrás impedindo a passagem dos moradores.
Para sair do bairro e chegar ao centro de Arapoti o caminho mais
curto é pela ponte.
VP - Reginaldo como esta a situação
da reforma da Ponte do Arrozal?
REGINALDO - Primeiramente gostaria
de agradecer a oportunidade que este veículo de comunicação nos da para
esclarecer o assunto, que é a reforma da ponte do Bairro Arrozal. Estamos nos
mexendo no próximo dia 26 passa por processo de licitação, um estudo que
precisamos fazer antes de se começar a obra mesmo; pois tivemos dificuldade de
encontrar documentações sobre a ponte; então entramos em contado com o DER
(Departamento de Estada e Rodagem), pois foi eles forneceu as vigas, para o
Município de Arapoti em um convenio primeiro temos que ver a situação técnica,
das fundações dos pilares como foram construídos, e o porquê do abalo (de ter
caído), isso é necessário, pois não podemos desenvolver nenhum projeto sem as
informações, para isso iremos licitar o estudo técnico, e somente depois licitaremos
uma empresa para a reforma ou a construção total da ponte, são documentações
necessárias, umas delas são a batimetria do local, (técnica usada para fazer o
mapeamento da profundidade de oceanos, lagos e rios, ou seja, conhecer a
topografia submersa do local em estudo. Combinado com sondagem para conhecer
qual o tipo de material que se encontra no fundo dos rios (Rochas, areia, profundidade
e outras situações.) para projetar estruturas para fundação), isso me da uma
posição do solo no local, para a instalação dos pilares, necessário para a
segurança e durabilidade da obra.
VP - Será construída uma nova ponte?
REGINALDO - Bem, estamos realizando
estudos no local, emergencial e a longo prazo, e de posse das informações,
iremos sem duvidas fazer o melhor, uma obra com durabilidade para valorizar o
que será gasto no local, e não simplesmente refazer um pilar que caiu, sem saber
se os outros não estão abalados também, refazer só um pilar não me da a segurança
e a certeza que os outros também não cederão com trafego pesado de caminhões e maquinas
agrícola, temos que fazer um bom estudo técnico para garantir a durabilidade da
obra e segurança de todos.
VP - Oque poderia ser feito de
imediato para facilitar a vida dos moradores e principalmente dos alunos que
estão em período escolar?
REGINALDO - Sim, foi construído no
local um pontilhão, foram fixados placas de sinalização enfatizando que era só
pra pedestres, mas as placas foram retiradas pelos próprios moradores da
localidade, deixando uma situação de risco. Mas o ideal mesmo é construir a
ponte para atender a todos, agricultores do local e toda a comunidade, dando
suporte e com segurança.
VP - Outra solução não seria
melhorar a estrada que dá acesso ao bairro pela São Nicolau?
REGINALDO - Sim, também pensamos
nisso, mas veja a nossa cascalheira esta no Bairro do Cerrado das Cinzas, e os
caminhões teriam que percorrer um longo percurso, duas a três viagens por dia,
e isso levaria muito tempo para recuperar toda a estrada, estamos trabalhando
para liberar mais cascalheira no município, e quem sabe uma mais próxima à
estrada facilitando assim o acesso dos maquinários e caminhões e o transporte
para atender os agricultores e moradores da região.
VP - Vamos então torcer para que a
licitação seja o mais rápido possível?
REGINALDO - A licitação esta prevista para o
dia 26 de Abril, mas o grande problema que encontramos são as empresas que
realizam este tipo de obra, estou entrando em contrato com algumas delas, mas
temos que ter projetista que elabore um projeto e que ele seja aprovado no Paraná
Cidade, para a liberação de recursos financeiros para a execução da obra, junto
ao Governo Estadual.
Esta obra tem que acontecer sim, e
é muito importante para os moradores do Bairro Arrozal, mas vejam, já aconteceu
o mesmo problema em 2010, e foram feitos os serviços de recuperação da ponte,
desta vez iremos fazer uma obra não para durar 4 ou 5 anos, se preciso for
mudaremos a ponte de lugar, mas tem que ser uma obra definitiva.
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