RADIO ATRATIVA: E AS NOTICIAS DA SEMANA. Cartório Eleitoral e Recadastramento Biometria, Briga de Adolescentes Pátio de Escola, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Entrevista com o Prefeito Braz Rizzi.

O programa “Voz do Povo”, que acontece aos sábados das 10 Horas ao Meio-dia pela Rádio Atrativa, é um relato de todas as notícias que foram destaques durante a semana.




Recadastramento Biométrico: Realizado pelo Cartório Eleitoral, com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital). No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos de identidade do eleitor, será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.

Hoje, 54% dos eleitores paranaenses já foram revisados através do sistema biométrico. A meta inicial do Projeto Biometria 2017/2018 é chegar à marca de 85% do eleitorado até março de 2018. 

Agendamento Biometria: A partir do dia 03 de abril todos os eleitores de deverão comparecer ao Fórum Eleitoral para os procedimentos de revisão biométrica, e todos devem fazer este recadastramento, Somente estão livres aqueles que fizeram seu titulo depois de 16 de novembro de 2016. Os eleitores deverão passar por uma triagem para ver se a documentação está de acordo com as exigências. É necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto (Pode ser: Identidade, Carteira de trabalho, Passaporte ou Carteira de Habilitação com foto), o Título Eleitoral antigo e um comprovante de residência atual no nome da pessoa ou dos pais, em seguida pegar uma senha e aguardar ainda do lado de fora do fórum até ser chamado pelo número em um painel, em seguida a documentação é cadastrada e é pego a assinatura digital, depois a pessoa é encaminhada para tirar foto e coletar as digitais (todos os dedos). Mais uma vez é preciso aguardar em torno de cinco minutos para pegar o título. Desde o momento que a pessoa chega à triagem até pegar o novo documento leva de meia hora a quarenta minutos, o atendimento é de Segunda a sexta-feira, a partir das nove da manhã as dezoito horas; aos sábados, domingos e feriados não há atendimento. 


A Elaine explica que o agendamento pode ser realizado pela internet no site do TSE, (http://apps.tre-pr.jus.br/agendamento/publico/registrarAgendamentoEleitor.do?acao=load), facilitando assim o trabalho dos agentes e diminuindo o seu tempo de espera, mas  é necessário levarem os documentos, mesmo agendando pela internet. 

O que acontece com o eleitor que não comparecer? 

• O eleitor terá o título cancelado e ficará impedido de praticar vários atos cotidianos como:
• Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
• Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
• Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
• Obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
• Obter passaporte ou carteira de identidade;
• Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
• Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. 

A revisão do eleitorado tem como objetivo depurar o cadastro eleitoral e prepará-lo para as eleições de 2018. É uma excelente oportunidade para o eleitor que  já se desligou do município onde tem inscrição, procure o cartório eleitoral e faça a transferência. A transferência é feita rapidamente, sem qualquer custo e o eleitor já recebe, na hora, o novo título, além de evitar os constantes deslocamentos no dia da eleição ou a necessidade de justificativa. A inscrição do eleitor no local onde reside ou tem vínculos é de fundamental importância para que as eleições realmente reflitam a vontade do povo e permita que o cidadão contribua diretamente para a definição do futuro da cidade.


Briga de Adolescentes em Escola: Por volta das 12H50MIN desta sexta-feira (07) a Policia Militar foi chamada para dar atendimento no Colégio Estadual Carmelina F Pedroso onde havia uma denúncia de agressão. Chegando ao local os policiais foram informados de que três adolescentes agrediram outra no interior da escola. Duas adolescentes, uma de 15 e outra de 13 anos foram detidas, a terceira adolescente de 15 anos não foi localizada. As adolescentes envolvidas foram conduzidas a delegacia da Polícia Civil para as devidas providências. O Conselho Tutelar acompanhou os procedimentos.


Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Em entrevista ao Voz do Povo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudinei Jose Moreira (Todynho), comentou sobre os trabalhos que deverão ser realizados pela secretaria em benefício da população. Um assunto que ele fez questão de abordar é sobre os índices de desemprego em Arapoti, que na sua visão está alto “e preciso fazer algo urgente para que Arapoti venha diminuir esses índices, que não é peculiar de Arapoti é de todo o Brasil, devido à grande crise econômica que estamos passando”, disse, e de que forma ele pretende fazer isso? Primeiro, segundo o secretário é preciso realizar uma agenda positiva, trazer os assuntos para uma pauta otimista e desenvolver junto com a população e empresários um sistema inteligente que faça com que todos saiam ganhando; ajudar as pequenas empresas, principalmente na questão de documentações para que possam participar de uma eventual licitação na Prefeitura, que é a maior investidora em serviços de Arapoti, mas precisa de empresas que tenham a documentação exigidas por lei, “vejo empresas de fora vindo prestarem serviços aqui, muitas vezes porque as de Arapoti não estão com as certidões em dia ou por outros fatores que as impedem de prestar o serviço. Seja por falta estrutura ou por documentação”, ele pretende desenvolver um setor na sua secretaria só para ajudar essas empresas, comentou também sobre a Capacitação de Mão de Obra, que na sua visão é extremamente importante para as pessoas possam prestar um bom serviço. Logo que terminar este planejamento, Todynho, irá expor para o Prefeito, Câmara de Vereadores e toda a comunidade. 


Entrevista com o Prefeito Braz Rizzi: O prefeito de Arapoti, Braz Rizzi, recebeu a reportagem do Voz do Povo em seu gabinete, sempre descontraído e muito atencioso com a nossa redação, comentou que esteve em Curitiba, acompanhado pelo Deputado Federal Sérgio Souza,para tratar da reativação da linha férrea, que corta a nossa Arapoti, hoje desativada . Na oportunidade Braz conheceu toda a logística da nova companhia a RUMO, resultante da fusão entre Rumo e ALL,com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões, 11,7 mil funcionários diretos e indiretos, com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional, A Rumo detém concessão para prestar o serviço público de transporte ferroviário de cargas nas malhas Sul (PR, SC, RS), Oeste (MS) e Paulista (SP) da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), pelo período de 30 anos, comentou o prefeito, surpreso com grandiosidade da companhia, pois todo a logística da linha férrea tem como ponto controlador a Capital do Paraná.



Seja um parceiro da RADIO ATRATIVA, enviando noticias, informações, denuncias, reclamações e podem mandar fotos pelo Whatsapp da radio (43) 9 9914.0404 fiquem ligados. ATRATIVA... 24 horas junto com você, muita música e notícias de hora em hora.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER