RADIO ATRATIVA: E AS NOTICIAS DA SEMANA.

Nomeações de Secretários, Abertura do Hospital, Senhas para Casas da Cohapar, IPTU e Combate à Dengue, Mal Cheiro do Esgoto. 


O programa “Voz do Povo”, que acontece aos sábados das 10 Horas ao Meio-dia pela Rádio Atrativa, é um relato de todas as notícias que foram destaques durante a semana.


Novos Secretários: Esta semana a população ira conhecer os novos secretários que deverão ser nomeados pelo Prefeito Braz Rizzi, na Secretaria de Industria e Comercio (Desenvolvimento Econômico), provavelmente será nomeado o Ex-Vereador Todinho, “Claudinei Jose Moreira”, e o já conhecido Professor Riva, voltará para a Secretaria de Esportes, para dar continuidade ao bom trabalho que vinha desenvolvendo na gestão passada; Esperamos que eles desenvolvam um bom trabalho, tanto no Desenvolvimento Econômico, que terá o desafio de gerar empregos e fomentar o comercio e industrias. Quanto ao esporte, o interessante seria dar continuidade aos programas já desenvolvidos e trabalhar para que as comunidades tenham mais acesso a atividades esportivas; uma delas é sobre as academias ao ar livre que segundo informações da SEGOV (Secretaria de Governo) chegaram mais 4 novas academias que serão instaladas nos bairros de Arapoti. 


A reabertura do Hospital Municipal: Na quinta-feira (02) o Hospital Municipal 18 de Dezembro voltou a funcionar no seu próprio prédio após a reforma, os equipamentos que estavam na UBS do Alphaville foram transferidos para o 18tão. Conforme informações colhidas na Prefeitura os setores do hospital deverão ser ativados gradativamente, hoje já está funcionando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para atender as Urgências e Emergências, os internamentos deverão acontecer de acordo com a compra dos equipamentos que faltam, até o mês de Julho a maternidade, e o centro cirúrgico, deverão estar funcionando. segundo informações da Secretaria de Saude, o hospital terá 25 leitos, teremos leitos de observação adulto, de pediatria, de urgência e emergência, pré parto e pôs parto, para lactente, berçário e para gestantes e recém nascido. Devemos é acreditar que tudo irá dar certo e dar mais este voto de confiança para a gestão do prefeito Braz Rizzi, e torcer para que o hospital volte a atender a todos, pois é uma das mais importantes obras desta administração.


Senhas para Casas da COHAPAR: Na manhã de quinta-feira (02) aconteceu a entrega das senhas para o cadastramento junto à companhia Habitacional do Paraná, uma parceria do Governo do Paraná, por meio da COHAPAR, com a Prefeitura de Arapoti. As informações coletadas servirão como base para a implementação de novos programas habitacionais no município. A entrega das senhas acontecerá até o dia 06 de março no CRAS central, que fica na Rua Jauri Viana Esteves, Centro; uma tentativa de evitar que se formem filas e para que cada família tenha data e horário certos para comparecer ao local de inscrição. 
Como a realidade social do nosso município ainda evidencia o déficit habitacional, ou seja, o número de pessoas que procuram uma moradia digna é maior do que o oferecido, o medo de ficar de fora, fez com que a população se mexesse e segundo informações por volta das 23 horas da quarta-feira (01) já havia pessoas em frente ao CRAS para marcar o seu lugar e garantir sua senha. Os primeiros a chegar se organizaram e começaram a distribuir um numero a cada pessoa que chegava ao local, na tentativa de evitar confusões na hora que o CRAS abrisse. 


IPTU: Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2017 começaram a ser entregues na quarta-feira (01) em Arapoti. Segundo a Secretária Municipal de Finanças, Gislaine Cristina Leonardo Dacal a correção de — 7,14% — foi pelo IGPM do exercício de 2016, sem aumento real. A prefeitura prevê arrecadação de R$ 2.592.538,80 com o imposto e taxas, de acordo com a secretária, a receita gerada pelo IPTU é investida principalmente, em melhorias no município. Os carnês são das modalidades residencial, comercial e industrial e estão sendo entregues na própria prefeitura no setor de tributação. 
Gislaine avalia o aumento como necessário e destaca o fato do reajuste corrigir apenas as perdas com a inflação. “Não tem aumento real, até porque, além de ter que recuperar o poder de arrecadação, não é possível ficar sem aplicar este reajuste já que é obrigatório conforme lei 529/97 e 01/2003”, afirmou..


Combate ao mosquito da Dengue: Este assunto foi pauta do programa devido à falta de divulgação da Secretaria de Saúde, a Radio Atrativa, além de ser uma emissora que leva a boa música, entretenimento e informação, também tem a responsabilidade de focar diversos assuntos sempre para proteger a população e o combate a este mosquito está sem divulgação, motivo que é preocupante, pois este período a sua proliferação aumenta e muito. 
Primeiro boletim da dengue de 2017: Foi divulgado neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e aponta 366 casos de dengue confirmados em 74 cidades do Paraná entre agosto do ano passado e Janeiro deste ano, a cidade de Maringá, na região norte, é cidade com maior número de incidências. Também foram registrados nesse período 10 casos de chikungunya e dois de zika vírus. Do total de casos, 116 foram registrados em Maringá, na região norte. Destes, 77 são autóctones, ou seja, que foram contraídos no próprio município. Em Londrina, também na região norte, são 96 casos confirmados, sendo 51 autóctones. 
Estamos sem informações dos números em Arapoti, devido à falta de divulgação da Secretaria de Saúde, importante para que todos tenham consciência sobre a importância deste problema que prejudica e muito a saúde da população. 
Confira as orientações da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, (Sesa) para prevenir a doença, evitando a proliferação de criadouros do mosquito da dengue:
- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos
- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados
- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados
- Remover a sujeira das calhas e ralos
- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos
- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo
- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água
- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas
- Manter vasos sanitários sem uso fechados
- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana
- Esticar lonas para não formar poças
- Lavar os recipientes de água dos animais com esponja e sabão.


Mal Cheiro do Esgoto: Uma moradora na Gleba B, reclamou do mal cheiro que vem do córrego que passa próximo a sua propriedade, o odor é de esgoto, e mais acima existe uma estação de tratamento da Sanepar, não podemos afirmar aqui que é dela mesmo, mas tudo indica que estão despejando o esgoto sem tratamento ou existe algum duto com vazamento e esta causando este mau cheiro no córrego que passa próximo a propriedade da moradora e vai para a represa da fábrica de papel. Somente a análise da agua poderá afirmar se tem resíduos de esgoto no córrego. Mais uma reclamação da Sanepar que tem a responsabilidade de Coletar o esgoto residencial e dar tratamento adequado para só depois devolver a natureza.

OBSERVAÇÃO: Mais uma vez estamos deixando claro que não podemos afirmar com plena certeza que é a SANEPAR que esta causando o problema, por este motivo pedimos a força verde para fazer uma averiguação no local.


SOM EM ALTO VOLUME: A situação vinha se arrastando há muito tempo, reclamações e mais reclamações de som alto em plena madrugada em frente a prefeitura e arredores; uma tremenda falta de respeito com quem precisa trabalhar cedo. Na madrugada desta sexta-feira (03) por volta das duas horas da manhã após varias ligações anônimas informando de um som extremamente alo nas proximidades da prefeitura municipal, a equipe da Policia Militar deslocou ate o referido local, onde na rua Ondina Bueno Siqueira a equipe constatou o fato vindo do veiculo de placas e******. A equipe deu voz de abordagem aos presentes no local e em seguida apreendeu as aparelhagens de som, encaminhando veiculo, proprietário e som ate a delegacia de Policia Civil para as demais providencias.

Seja um parceiro da RADIO ATRATIVA, enviando noticias, informações, denuncias, reclamações e podem mandar fotos pelo Whatsapp da radio (43) 9 9914.0404 fiquem ligados uma ATRATIVA... 24 horas junto com você, muita música e notícias de hora em hora.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER