Antonio Marques/ AM3 Conteúdo

O investigador de Polícia siqueirense Elcio Pinto Roque, o Elcio Júnior, 41 anos, que atua na Delegacia de Policia de Wenceslau Braz, foi contemplado pela Assembleia Legislativa do Paraná com uma Menção Honrosa por seu trabalho voluntário como palestrante em escolas do Norte Pioneiro sobre prevenção e combate às drogas. A honraria foi entregue no último sábado (28) pelo deputado estadual Mauro Moraes (PSDB) durante uma solenidade de entrega de viaturas em Wenceslau Braz.
“A Menção Honrosa é uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para aqueles que se destacam em suas ações ou funções”, afirma o investigador, acrescentando que ela representa um reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na Polícia Civil e principalmente no trabalho gratuito e voluntário com a realização de palestras nas escolas com temas diversos como combate às drogas, pedofilia, bullyng e comportamento.
Segundo ele, este projeto tem como iniciativa prover palestras nas escolas para jovens e adolescentes com tema voltado para o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas, buscando alertar sobre o assédio e a facilidade de oferta dos entorpecentes, os perigos e males causados pelas diversas drogas existentes nos dias atuais.

“A ideia das palestras nas escolas surgiu quando em meu trabalho como investigador percebi o crescente número de adolescentes e jovens envolvidos com drogas e a fragilidade das famílias e professores ao lidar com o tema”, conta.

Para o policial, trata-se de um caminho sem volta, levando jovens e adolescentes que se envolvem com as drogas a seguirem a chamada escalada do crime, onde começam usando drogas e ao perderem o controle passam a cometer outros delitos como furtos e roubos para manter o vício. “Durante a palestra também abordo temas como abuso sexual e bullyng, ocorrências que também apresentam crescimento”, informa Elcio Júnior.

O projeto teve início em setembro de 2014 e já foram realizadas mais de 60 palestras em escolas, conselhos tutelares e secretarias de assistência social, todas de forma gratuita e voluntária. “Já realizei palestras em Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Tomazina, Santana do Itararé, Salto do Itararé e Arapoti”.

Conscientização
O objetivo principal é contribuir para a formação de consciência sobre a ilicitude e o perigo do uso de drogas; Despertar e estimular a quebra de paradigmas, enxergando e acreditando que é possível um mundo sem drogas; Propiciar um ambiente estudantil de qualidade, por meio de palestras e debates; Permitir a interação entre alunos e a Polícia criando uma relação de respeito e confiança; Proporcionar uma ampla discussão do tema de forma livre visando esclarecimento de dúvidas.

A metodologia utilizada em forma de palestra com o Policial Civil Elcio Pinto Roque, acontece através da apresentação de slides com vídeos e imagens e ainda com interação e brincadeiras com os participantes, abordando os assuntos que envolvem o “perigo das drogas”, “o caráter ilícito das drogas”, a “legislação pertinente” e “penas aplicadas”. Também são distribuídas cartilhas doadas pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas.

“Com a escassez de profissionais dispostos a abordar o tema nas escolas, com as escolas vendo cada vez mais crescente este tipo de ocorrência no ambiente escolar e fora dele e as famílias sem ter a quem recorrer, o projeto ‘Palestra nas Escolas Sobre o Perigo das Drogas’ vem conseguindo mostrar uma nova consciência sobre o tema”, explica o investigador.

Elcio Júnior está na Polícia Civil desde 2011, lotado na 36ª Delegacia Regional de Policia de Wenceslau Braz, que também atende as cidades de Santana do Itararé e São José da Boa Vista.

Além da Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, também recebeu o Prêmio Paz Paranaense 2016, tendo sido seu projeto classificado pelo Departamento de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública como uma boa prática no combate as drogas no Estado do Paraná. A solenidade de premiação aconteceu em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, no dia 6 de dezembro de 2016, tendo o seu projeto classificado em 2o lugar na categoria Agente Colaborador.

O projeto também foi reconhecido pela entidade Lar Do Menor Siqueirense da cidade de Siqueira Campos que concedeu ao palestrante o titulo de “Cidadão Solidário 2016” pela sua iniciativa e a importância da ação transformadora para crianças e adolescentes tão expostos ao perigo das drogas nos dias atuais.

Sobre o palestrante
Elcio Pinto Roque é formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Itararé/SP, formado em Pedagogia pela UF/MS, Advogado – OAB/PR 54851, Investigador de Polícia do Estado do Paraná, atualmente lotado na Delegacia de Policia de Wenceslau Braz, Técnico Profissional de Investigador de Polícia.

Cursos realizados:
Planejamento Estratégico, Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Investigação nos Crimes Econômicos, Licitações e Contratos, Uso legal de Arma de Fogo, Crimes Ambientais, Busca e Apreensão, Polícia Comunitária, Identificação de Arma de Fogo, Concepção e Aplicação do Eca, Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas.


Reações:

Postar um comentário

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do VOZ DO POVO. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O VOZ DO POVO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

 
Top