A partir desta segunda-feira (2), os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 já podem se inscrever no alistamento militar. O prazo para apresentação vai até o dia 30 de junho. 

Para se alistar, os brasileiros devem ir a uma Junta Militar mais próxima da residência portando certidão de nascimento ou equivalente – como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho –, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. 

O alistamento também pode ser realizado pela internet, no site alistamento.eb.mil.br, apenas para quem mora nos estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Após a inscrição, é marcada a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para apresentação na seleção geral ou dispensa do Serviço Militar.

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, principalmente em universidades. 

Além disso, o não alistamento gera multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Segundo as Forças Armadas, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar anualmente. Aproximadamente 200 mil são incorporados.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top