Rádio de Wenceslau Braz é a primeira da região a migrar do AM para o FM.


Inaugurada há mais de 50 anos, a emissora da Fundação Educacional Dom PedroFilipak, pertencente à Diocese de Jacarezinho, apresenta uma programação jornalística, musical e evangelizadora, mas com a migração para a nova frequência a grade deverá sofrer algumas alterações.

Atualmente a emissora é administrada pelo Padre José Mario mesmo grupo que arrendou a antiga Educadora FM (95,7 MHz) e a transformou na Rádio T, tendo como Diretor Marcio Martins, a mais nova afiliada da rede, que ajudou na assistência da Migração do AM para o FM.

Benefícios da migração

A migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para FM tem como objetivo fortalecer as rádios prejudicadas pelo desinteresse dos ouvintes, motivado pela presença de interferências na faixa AM.
No FM a sintonia é mais fácil, além de apresentar uma qualidade de áudio superior. O Decreto que autoriza a migração do AM para o FM foi assinado pela então presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013. No Paraná, 59 emissoras solicitaram autorização para fazer a migração.

Apesar de toda movimentação em torno das migrações, o serviço de rádio AM não será extinto no Brasil. As empresas de radiodifusão que não solicitaram a migração para o FM poderão continuar a operar em AM. O que deixará de existir é apenas a categoria de AM local, neste caso, as estações de baixa potência. No Norte Pioneiro a concorrência será mais acirrada com a chegada das novas emissoras FM. Hoje o mercado regional conta com as rádios FM, Jovem Pan (Jacarezinho), Vale do Sol (Santo Antonio da Platina), Colinas (Ibaiti), Cana Verde (Siqueira Campos) e T (Wenceslau Braz).


No dia 07 de Novembro de 2016, em Brasília, no Ministério da Comunicação, comGilberto Assab e o Presidente da República Michel Temer, foi assinada a liberação da migração da Radio Educadora de Wenceslau Braz, da frequência AM 1510 para o FM 103,7Mhz, uma parceria da Fundação Educacional Dom Pedro Filipak, na pessoa do Pe. José Mario com a Radio T de Ponta Grossa, na pessoa do Marcio Martins.

Além de ser a primeira da região a operar em frequência modulada (103,7 MHz), a Rádio Educadora de Wenceslau Braz é também uma das primeiras do país a aproveitar a oportunidade de oferecer mais qualidade ao ouvinte com a transmissão digital.

Fonte: Blog Antonio Marques/Adaptado Rádio Educadora

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER