Prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PHS) toma posse nesta quinta-feira (26) como presidente da associação, Braz assume como tesoureiro.

TEXTO:A REDE
A nova direção da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) toma posse nesta quinta-feira (25), durante uma cerimônia marcada para as 16 horas em Jaguariaíva. A solenidade marcará o início dos trabalhos de Juca Sloboda (PHS) à frente da entidade. A nova gestão também é formada pelos prefeitos de Ponta Grossa (Marcelo Rangel, na vice-presidência), Arapoti (Braz Rizzi, como tesoureiro) e Tibagi (Rildo Leonardi, como secretário).


Dos quatro integrantes, três foram reeleitos ao cargo de prefeito nos respectivos municípios – o único que passa pelo primeiro mandato é Rildo Leonardi. A experiência de já trabalhar na administração pública é um dos ‘trunfos’ da AMCG para auxiliar outras cidades associadas, segundo o presidente Sloboda. “Dos 19 prefeitos da AMCG, só seis foram reeleitos. Nosso trabalho é passar a experiência adquirida nos primeiros mandatos para os mais novos gestores”, explica.


Os prefeitos devem se reunir mensalmente para discutir temas de importância coletiva. E o primeiro encontro, marcado para o dia 17 de fevereiro, já possui uma pauta pré-definida, de acordo com Juca. Os primeiros trabalhos da AMCG estarão concentrados no aumento da arrecadação.

“Uma das questões já levantadas é a respeito do ISS [Impostos Sobre Serviços de qualquer natureza] dos pedágios da região. Quando se paga o pedágio com dinheiro, o ISS fica para o município. Mas se o motorista usa aparelhos que abrem automaticamente as cancelas, o ISS é recolhido na cidade-sede da empresa responsável pelos equipamentos”, explica o presidente. A intenção da associação é realizar projetos para que parte destes impostos recolhidos pelo uso do aparelho fique no município.

A iluminação pública também pode gerar mais arrecadação, segundo Sloboda. “A Copel cobra das telefonias uma taxa para a utilização dos postes. No entanto, o serviço de manutenção dos postes é todo realizado pelas prefeituras”, lembra. A AMCG quer que os municípios recebam parte do valor. “Não é justo que eles [Copel] fiquem com a parte do município”, diz.

A cerimônia de posse acontece no Cine Teatro Valeria Luercy, localizado no Condomínio Matarazzo.

Cadeia madeireira será debatida pela entidade



Outro ponto discutido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais nos primeiros dias da nova gestão será a respeito do polo madeireiro da região. Os prefeitos devem conversar sobre a cobrança do ISS na produção, corte e transporte da madeira.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER