Sábado, 12 de julho de 2025
>> DOIS ANOS DEPOIS, CARRO FURTADO EM ARAPOTI É RECUPERADO EM OFICINA DE PIRAÍ DO SUL  >> ARAPOTI RECEBE NESTE SÁBADO A 1ª ETAPA DO GRAND PRIX DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER DA AMCG  >> PCPR PRENDE HOMEM INVESTIGADO POR SE PASSAR POR FALSO POLICIAL E COMETER ROUBO  >> JOVEM APRENDIZ: PREFEITURA DE ARAPOTI ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.  >> ACIDENTE ENTRE BICICLETA E CARRO DEIXA HOMEM FERIDO NA PR-092.  >> PARANÁ LIDERA CRESCIMENTO DA SAFRA DE GRÃOS, COM ALTA DE 447 MIL TONELADAS, APONTA IBGE  >> POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO DE TRÂNSITO E LAVRA 57 AUTOS DE INFRAÇÃO.  >> ADAPAR INTENSIFICA AÇÕES DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA CONTRA BRUCELOSE E TUBERCULOSE  >> PCPR MIRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ENVOLVIDA COM TRÁFICO E TRIBUNAL DO CRIME NO NORTE PIONEIRO.  >> Arapoti recebe novos kits esportivos após conquista do Selo Ouro no Esporte    








Prefeitura M. de Arapoti






Vigilância Sanitária apreende novo lote de morangos do Norte Pioneiro.


A Vigilância Sanitária estadual determinou a apreensão e inutilização do lote de morangos do Sítio Tatão de Osni Baum, em Pinhalão, município localizado no Norte do Paraná. O lote com a data de embalagem da segunda-feira (5) e com validade no próximo sábado (10) teve resultados irregulares na análise realizada pelo Laboratório Central (Lacen-PR).

As amostras analisadas foram coletadas no Box 117 (Raoni Peretti), na sede da Ceasa Londrina. Os testes apontaram a presença de clorotalonil, agrotóxico não autorizado para a cultura do morango. “Esse agrotóxico é proibido no processo de produção do morango e pode oferecer riscos à saúde da população”, explica o sanitarista, Alfredo Benatto.

Benatto orienta o consumidor que comprou o produto a suspender o consumo imediatamente. O comerciante que ainda tiver morangos desse lote deve recolhê-lo se inutilizá-los. Equipes da Vigilância Sanitária por todo o Estado foram alertadas e estão reforçando a fiscalização no comércio para verificar se a determinação está sendo cumprida. 

O consumidor também deve ficar atento na hora da compra, pois, apesar da fiscalização intensificada, o produto ainda pode estar à venda. Quem encontrar o morando no mercado pode denunciar à Vigilância Sanitária estadual pela Ouvidoria Geral da Saúde no telefone 0800 644 4414.

ROTULAGEM – Para facilitar o monitoramento, a fiscalização e a rastreabilidade dos alimentos, a Secretaria da Saúde elaborou uma resolução que determina que todos os produtos de origem vegetal sejam identificados. Com o projeto, tornou-se obrigatória a colocação de rótulos em produtos hortifruti produzidos, embalados, distribuídos ou comercializados no Paraná.

“Quando um vegetal apresentava resíduos de agrotóxicos acima do permitido, a maior dificuldade era identificar a origem desse produto. Até a criação da resolução, os alimentos não tinham rótulos com informações como nome e endereço do produtor, o que passou a ser obrigatório desde julho de 2016 e facilitou o trabalho da Vigilância Sanitária”, diz Benatto.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER