SANEPAR ALERTA QUE A POPULAÇÃO DEVE USAR PISCINAS PLÁSTICAS ADEQUADAMENTE.

Infraestrutura de produção da Sanepar é suficiente; eventual falta de água pode ocorrer por desperdício


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta que a troca indiscriminada da água das piscinas plásticas pode elevar significativamente a conta no final do mês e provocar eventual falta de água, nos períodos de maior concentração de pessoas nas praias e aumento no consumo, como Reveillon e Carnaval. A troca constante da água das piscinas pequenas, em horários de pico, ou sem necessidade, pode contribuir para o desequilíbrio do sistema de abastecimento.

A complementação do nível das piscinas deve ser feita antes das 10h, ou após as 22h. As piscinas plásticas exigem mais cuidados para evitar desperdícios. Como no Litoral, a média de consumo é de 200 litros de água por dia por pessoa, o volume de água necessário para encher uma piscina com capacidade para 10 mil litros (10 m³) é equivalente ao consumo diário de 50 pessoas ou ao consumo médio mensal de uma família de até 4 pessoas. Já o volume para encher uma piscina de mil litros (1m³) corresponde à água suficiente para atender o consumo de 5 pessoas por dia.

“A infraestrutura da Sanepar de produção e de distribuição de água tratada no Litoral é suficiente para atender moradores e veranistas”, reitera o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes. Eventual falta de água pode ocorrer nos horários ou nos dias de pico, ou em determinadas regiões, onde por falta de pressão a água não sobe para a caixa de água, mas está disponível na torneira de entrada, junto ao relógio e na torneira de jardim.

Como economizar - Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água, basta adicionar uma colher de água sanitária para cada mil litros e cobrir a piscina quando não estiver em uso.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou ensaboa a louça são atitudes importantes para evitar o desperdício de água. A ducha, após o banho de praia, deve ser rápida. O chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água. A Sanepar também orienta limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros materiais. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER