Na noite deste Sábado (24) véspera de Natal ouvi a sirene do caminhão dos Bombeiros (Defesa Civil) que é diferente da ambulância, dando indícios de que  haviam saído do PBC (Posto de Bombeiro Comunitário) e com certeza algo de errado estava acontecendo; Como sempre faço liguei no 199 (Defesa Civil) pedindo informações, e o Antônio Divonzir Maia, (mais conhecido como Pimenta) preocupado com a situação me informou que havia um principio de incêndio em uma residência na Vila Santo Antônio; Rapidamente peguei a câmera e saí. Ao chegar na vila não encontrei nenhuma movimentação; então perguntei para algumas pessoas e ninguém sabia de nada, pensei ter ouvido errado o endereço e voltei para a Vila dos Funcionários, mas também não havia movimentação. 

Resolvi retornar a ligação para a Defesa Civil e ouvi a noticia que me deixou com uma mistura de sentimentos; Feliz por não ter acontecido nenhuma tragédia... Mas revoltado com a situação, não porque “EU” perdi a viagem, isso foi o de menos, mas pela irresponsabilidade de certas pessoas que fazem esse tipo de brincadeira. 

Isso é CRÍME e pode dar cadeia e o pior, poderia ter atrapalhado alguma outra situação de emergência e fazer os BOMBEIROS perderem um tempo precioso que faz uma diferença enorme quando esta tentando salvar vidas.

As pessoas precisam entender que a Defesa Civil não esta ali como um mero enfeite; Eles fazem um trabalho sério e de muita responsabilidade que voce só vai ter a noção exata da importância quando necessitar de atendimento. Quanto mais parado for a Vida de um Bombeiro ou um agente da Defesa Civil, melhor é para a população, pois saberemos que nada de ruim esta acontecendo. 

QUANTO AO TROTE... VAMOS SER MAIS RESPONSÁVEIS E ACABAR COM ESSA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO.

O QUE DIZ A LEI.
O trote telefônico, ou mais comumente chamado de “brincadeira de mau gosto”, é crime, sim! E caracteriza-se pelo ato de realizar ligações telefônicas para outra pessoa com o intuito de escarnir o Outro. Sendo proposital, indiferente se a pessoa é conhecida ou não.

Esse tipo de ligação, no sentido de mentir, enraivar, atraiçoar, ludibriar, enganar, usurpar, agredir verbalmente a pessoa que se encontra no outro lado da linha, foi considerada como crime, indiferente se a ligação for feita a um cidadão comum ou a serviços públicos. 

Segundo o Art. 266 do Código Penal apresenta o seguinte: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima. 

Uma das reclamações mais comuns e mais graves dentro dessa “brincadeira de mau gosto” envolvem os serviços públicos. Bombeiros, Polícias, Hospitais, dentre outros, em que eles recebem a ligação, vão até o local e chegam lá e não encontram absolutamente nada ou alguém.
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top