De ponto turístico de Jaguariaíva, a ‘Usina Velha’, situada no Parque Linear do Rio Capivari, voltará à ativa. Sua estrutura será recapacitada para operação e, até o final do ano, ela funcionará como uma central de geração hidrelétrica (CGH), com 1000 KW de potência instalada.

A exemplo do que ocorre na central hidrelétrica (PCH) Nova Jaguariaíva, que também pertencia à Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), e hoje está sob a responsabilidade de grupo empresarial privado, a Usina Velha vai produzir eletricidade para oferta independente no mercado livre de energia. A detentora da concessão é a Jaguariaíva Energia.

Os investidores da nova indústria são de Minas Gerais e têm expectativa de atender à demanda de empresas que buscam eletricidade no mercado livre de energia. Neste ambiente os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização. Este mercado livre, no entanto, não incluiu residências, as quais são atendidas pela Copel (mercado regulado).

Além de preservar o meio ambiente, evitando alagamento de novas áreas para construção de usina de energia, a reativação da Usina Velha vai promover a reforma da antiga estrutura, já castigada pelo tempo e que faz parte da história de Jaguariaíva. O local foi outorgado inicialmente, na década de 40, à Sociedade Anônima Matarazzo do Paraná. A concessão previa o aproveitamento da energia hidráulica de uma queda d’ água formada pelo desvio das águas do rio Jaguariaíva, para o rio Capivari, pelo prazo de trinta anos, para uso exclusivo da concessionária.

FONTE: MASSA NEWS
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top