As luzes indicadoras de direção são a principal forma de se comunicar com outros motoristas no trânsito. Se o condutor não sinaliza uma conversão, ou seja, não dá a seta ao entrar em uma rua ou garagem, os demais motoristas não conseguem programar a redução de velocidade necessária ou frear a tempo.
Não dar a seta é o tema desta terça-feira (10), na campanha do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran): “31 dias para mudar o trânsito”, parte das ações para o Maio Amarelo. O vídeo disponível no site www.detran.pr.gov.br/maioamarelo conta a história de como uma conversão não sinalizada pode ter consequências graves.
“Naquele segundo ali, sem pensar muito, eu decidi virar mesmo, sem dar pisca nem nada. E aí veio um barulho que eu não sabia nem de onde vinha”, diz o depoimento. “Olhei no retrovisor: nada. Parei na hora, desliguei o motor e fui ver o que era: tinha um motoqueiro debaixo do caminhão. Guri ainda, 30 e poucos anos. Tinha a vida inteira pela frente – mas eu não dei a seta”, lamenta.
De acordo com Luis Eduardo Zampieron, Instrutor de Trânsito há 12 anos, a falta do uso da seta representa o comportamento negligente do motorista no trânsito. “Depois que saem da autoescola e passam no exame, muitos acabam relaxando, esquecem que a falta de sinalizar o que vai fazer aumenta muito as chances de colisões e atropelamentos”, alerta.
Zampieron lembra ainda da sinalização manual, que serve como auxílio, principalmente, quando o condutor de trás estiver muito próximo. “O braço esticado significa virar à esquerda, braço dobrado significa virar à direita e braço esticado fazendo movimento vertical para cima e para baixo indica redução ou parada”, explica.
INFRAÇÃO: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente, é infração gravíssima e gera multa de R$ 191,54, que pode ser agravada em até cinco vezes, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco à segurança.
A penalidade será aplicada à pessoa física ou jurídica responsável pela obstrução, devendo a autoridade providenciar a sinalização de emergência, às custas do responsável, ou, se possível, promover a desobstrução.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji