OPINIÃO - A ALEMANHA DEU SEU RECADO...

Vai começar a COPA AMÉRICA DO CENTENÁRIO sera que o Brasil aprendeu a lição? Ou cometeremos os mesmos erros e seguiremos na mesma toada? Em Setembro volta os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo e pelo andar da carruagem é bem possível que fiquemos de fora.

Semifinal da Copa do Mundo de 2014, Mineirão lotado, um passo da final, com a mão na taça, sonho do hexa, hegemonia de títulos, final no Maracanã e muita expectativa do povo brasileiro. Porém, esquecemo-nos de uma Alemanha no caminho... 7x1: o maior vexame de todas as copas do mundo na história do futebol mundial. A Seleção Brasileira pós 7x1 é outra para o mundo do futebol. Estes 7x1 foram a gota d’agua para as decisões equivocadas da CBF. Como uma instituição com uma receita de meio bilhão de reais não organiza e profissionaliza o nosso futebol? Concluímos que administramos mal e não planejamos nada - muito por decisões equivocadas de pessoas não preparadas para a função, paradas no tempo, que não aceitam mudanças, que não delegam, que não planejam e que não conseguem analisar o ambiente externo, verificando as oportunidades e as ameaças do mercado do futebol. A Seleção da Alemanha deu o recado para o Brasil e parece que não aprendemos a lição.

Quase no aniversário de dois anos dos 7x1, estamos em sexto lugar nas eliminatórias para a Copa de 2018. Será que a CBF vai presentear o povo brasileiro com a desclassificação do Brasil? Outro vexame mundial e mais uma histórica marca negativa para o futebol brasileiro. Continuamos cometendo os mesmos erros do passado, colocando pessoas despreparadas à frente da Seleção Brasileira. Estamos sem comando, sem alguém que possa realmente fazer a diferença. Porém, como a CBF está um caos administrativo e judicial, me parece que preferem morrer a se entregar - e aí todo povo apaixonado pelo futebol brasileiro morre junto... definitivamente, não merecemos isso.

Em setembro, vamos a mais uma rodada das eliminatórias 2018 - jogamos com o líder Equador, fora de casa e com a Colômbia no segundo jogo. Hoje, a Colômbia está em quinto lugar, mas pode enfrentar o Brasil posicionada na segunda colocação, pois joga uma rodada antes em casa com a última colocada, a Venezuela. O cenário não é bom para o que temos apresentado. Escutamos de tudo: que os jogadores não têm comprometimento, falta de treinamento, problemas psicológicos, pois a equipe sente a pressão dos adversários e não consegue jogar.. ora, esses jogadores da nossa Seleção estão acostumados a grandes pressões e sabem muito bem o funcionamento de sistemas táticos, pois jogam no futebol mais competitivo do mundo. O que falta mesmo na CBF é mudança, é aceitar que necessitamos de pessoas capacitadas em todos os setores, sem ficar com melindres de que não gosta de fulano ou ciclano.

O Brasil tem pessoas competentes para comandar o futebol brasileiro. Infelizmente, acredito que a máquina administrativa só saia do poder com uma desclassificação para o próximo mundial. Não há como obter sucesso com um modelo de gestão ultrapassado - a Alemanha nos deu o recado. Será que em setembro teremos novidades? Talvez seja tarde para uma recuperação. Estaremos com 44% da competição realizada. Isso dá uma boa amostra do resultado final. Clamo à CBF para não nos dar um vexame maior que os 7x1... a desclassificação para a Copa do Mundo de 2018. O povo brasileiro não merece isso.

Zair Candido de Oliveira Netto

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER