Paulo Machado expôs sobre o Projeto de Gestão da Fazenda Frísia
O primeiro dia da ExpoFrísia 2016 contou com uma série de palestras técnicas sobre o mercado e o cenário atual da agricultura, cadeia leiteira e suinocultura. O público também pode percorrer os estandes e conferir de perto animais das raças Holandesa e Jersey. Uma apresentação sobre métodos de gestão das propriedades a fim de reduzir custos e aumentar a qualidade do que é produzido foi uma das atrações do evento.
Coordenador da Clínica do Leite da Esalq/USP, o professor Paulo Machado expôs sobre o Projeto de Gestão da Fazenda Frísia, implantado na fase inicial por 27 propriedades de cooperados da Frísia. Neste sistema de excelência em gestão, são detectados os pontos de melhoria, juntamente com a implantação do sistema de informação e a capacitação dos gestores. O objetivo é que, nos próximos anos, as ferramentas de gestão sejam implantadas em 100% das propriedades dos cooperados.
Machado afirmou que no cenário atual é necessário que as propriedades, já reconhecidas pela qualidade, apresentem índices ainda melhores, com produção do leite com baixa quantidade de células somáticas por mililitros. Quanto menos células somáticas, melhor a qualidade do produto. E o que causa a variação do índice de células é a gestão da propriedade, por meio da padronização dos procedimentos e manejo. E para a melhoria destes números, o fundamental é ter clareza nos objetivos, foco, disciplina e engajamento dos funcionários e colaboradores.
Os produtores da região também tiveram a oportunidade de conferir um panorama do mercado de leite com o analista de mercado Valter Galan, da Milk Point.
Clovis de Barros Filho, apresentou uma palestra motivacional
O professor-doutor da USP Marcos Fava Neves destacou o cenário econômico nacional e o delicado momento vivido pelo Brasil. Já o professor livre-docente da área de Ética da USP, Clovis de Barros Filho, apresentou uma palestra motivacional em que aborda vida pessoal, filosofia, história e ética.
Cenários
Profissionais da Frísia discorreram sobre o panorama do setor agrícola, assim como os representantes da Fundação ABC, Gabriel Barth e Rudimar Molin, destacando que, no último ano, a fundação realizou mais de 950 trabalhos de pesquisa.
O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Geraldo Alberton, lembrou da importância do clima no desempenho da produção de suínos. Alberton alertou também sobre o impacto da sanidade no custo de produção de suínos, reforçando ser impossível realizar o vazio sanitário em uma granja onde os produtores realizam o ciclo completo (da gestação à terminação).
No mesmo circuito de palestras, voltadas a suinocultura, o médico veterinário Vinícius Espeschit de Morais, da Agroceres PIC, palestrou sobre o impacto do ambiente no custo da produção.
Catálogo
Pelo terceiro ano consecutivo, foi lançado na ExpoFrísia o Catálogo de Touros da Intercooperação, que visa a divulgação das novidades genéticas selecionadas por técnicos das três cooperativas. Em 2015, após a distribuição do segundo catálogo, foram adquiridas 27 mil doses, com 312 produtores participantes. O resultado destas aquisições é a produção maior de leite pelas vacas, que passam a viver mais, com um produto de melhor qualidade. Com o catálogo, tanto o grande quanto o pequeno produtor podem alcançar o mesmo material pelo mesmo preço. E isso só pode ser realizado com a parceria entre cooperativas, empresas de sêmen e produtores.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji