O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes do feriado. Isso porque é comum aumentarem os acidentes de trânsito nessas datas, o que requer maior estoque por bolsas de sangue para atender os hospitais do Paraná. 

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, afirma que são necessárias de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações frequentes. “O sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias”, ressaltou o diretor. 

“Em vésperas de feriado o número de doações cai de 30% a 40% e precisamos de, em média, 14 mil doadores por mês no Estado”, explica Hatschbach. O Hemepar supre a necessidade de sangue em 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisa acumular bolsas suficientes para todo o período. 

Quem não puder doar antes do feriado, pode comparecer às unidades na próxima semana, preferencialmente na segunda (28) e na terça-feira (29). 

DOAÇÃO – O procedimento da doação é seguro, com o acompanhamento de profissionais qualificados, e dura aproximadamente 40 minutos. Homens fazer uma nova doação. 

Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue.
 

QUEM PODE DOAR 

Qualquer homem e mulher de 16 à 69 anos, desde que: 

- Menores de 18 anos com a autorização de um responsável 

- Esteja em boas condições de saúde 

- Pese no mínimo 50kg 

- Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) 

- Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 


FUNCIONAMENTO DO HEMEPAR – As 22 unidades do Hemepar funcionam para coleta em horários especiais até esta quinta-feira (24) e não abrem na Sexta-feira Santa (25). Os espaços retornam às atividades normais na segunda-feira (28). Confira:
Reações:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

 
Top