Zika já prejudica turismo no Brasil e preocupa atletas


A disseminação do zika vírus começou a afetar o turismo brasileiro. Às vésperas dos Jogos Olímpicos, estrangeiros e principalmente mulheres grávidas e acompanhantes já pediram cancelamento ou postergação de viagens e reservas de hotéis no Brasil. A parcela de desistentes representa quase 1% dos pacotes vendidos, segundo operadoras de turismo e a Embratur, empresa responsável pela promoção do Brasil no exterior. Para o deputado federal pelo PSDB, Daniel Coelho, de Pernambuco, o governo negligenciou o combate ao mosquito e a população sobre as consequências. 

 "Além do prejuízo financeiro, nós temos aqui a questão local, nós temos um verdadeiro desastre. Inevitavelmente isso deve acontecer porque o Brasil foi negligente durante uma década em relação ao Aedes aegypti, que já trazia problemas. A gente já tinha problemas com a dengue, e mesmo assim não houve as medidas necessárias por parte do governo para se resolver a situação." 

Atletas de vários países já manifestam preocupação com a epidemia da doença e cogitam não vir ao Brasil para competir. A goleira da seleção de futebol dos Estados Unidos, Hope Solo, disse em entrevista à imprensa estrangeira que não participaria das Olimpíadas se os jogos começassem hoje. Diante da recomendação de alguns países de evitar vir ao Brasil, Daniel Coelho acredita que haverá grande um impacto financeiro nos próximos meses. 

 "A gente já tem um impacto grande e recomendação de alguns países para que as pessoas evitem vir ao Brasil, e inclusive, já existem locais fazendo quarentena pra quem regressa do país, então, a gente vai ter aí um impacto financeiro, no turismo principalmente, durante esses próximos meses". 

Apesar dos problemas com o mosquito, o governo federal reduziu pela metade a verba extra para ações de combate ao Aedes. O ano passado bateu recordes de registros de dengue com mais de 1 milhão e meio de pessoas infectadas e 863 mortos. 
De Brasília, Luana Patriolino. 

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER