ILPF e abatedouro móvel são destaques da Embrapa no Tecnoeste 2016






O uso do sistema de produção Integração Lavoura-Pecuária-Florestas é um dos temas que a Embrapa e o Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia apresentam durante a realização do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – Tecnoeste, edição de 2016. A ILPF integra tecnologias para a produção de grãos, florestas e pastagens de forma conservacionista e presente no Programa de Agricultura de Baixo Carbono. De acordo com pesquisadores, os principais benefícios do ILPF estão na redução de custos, aumento de eficiência do uso da terra, aumento da renda da propriedade, melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, redução de pragas e doenças e mitigação de gases de efeito estufa.


Os visitantes do Tecnoeste poderão conferir de perto o sistema e participar do Dia de Campo “A importância do uso do sistema de produção ILPF como vantagens e custo de produção”, que será realizado durante os três dias de evento na Unidade de Difusão Tecnológica. Além de apresentação do sistema e da área experimental, está prevista uma palestra com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Jamir Luis Silva da Silva, sobre “Manejo sustentável de sistemas de Produção com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, às 14 horas, no dia 17, no auditório do IFC.


Abatedouro móvel – Outra novidade desta edição do Tecnoeste é a apresentação do Abatedouro Móvel para Suínos, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e a Engmaq, de Peritiba/SC. Instalado em um contêiner, o abatedouro móvel foi criado para ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Ele também apresenta a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e diminuir os custos da atividade, permitindo que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam ser vendidas para outros municípios ou estados. O desenvolvimento, que levou quase dois anos de pesquisa, contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). 


O Tecnoeste deste ano tem como tema "Gestão, qualidade de vida e sucessão na propriedade rural" e acontece de 17 a 19 de fevereiro no parque tecnológico do Instituto Federal Catarinense, na rodovia SC-283, km 8.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER