CANHOTO - GENTE NOSSA FAZENDO SUCESSO BRASIL A FORA.



VP - COMO ERA O CANHOTO EM ARAPOTI ANTES DE SEGUIR PELOS CAMINHOS DA MUSICA

CANHOTO - Sou natural de ARAPOTI, mas nasci na comunidade do CERRADO DAS CINZAS.
Onde me criei, estudei e morei ate os 15anos.
Trabalhava na lavoura com meus pais seu EDUARDO E DONA TEREZA a qual morreu jovem.
A vida não foi fácil no sitio, sempre estudando e trabalhando para ajudar no sustento da família.


Mais tarde me mudei pra cidade de Arapoti e vim terminar o segundo grau enquanto isso nas horas de folga sempre estava envolvido com musica principalmente com a sanfona, que foi presente do meu pai, grande incentivador e bom violeiro.

Mas tive meus primeiros conhecimentos aprendendo a tocar em banda com uma pessoa maravilhosa juntamente com a sua família que me ensinaram e me apoiaram muito em ARAPOTI. 
Quem não conhece o famoso baterista PIPO do grupo CANDIEIRO (Hoje MC Barker) que era renomado na região na década de 90. Agradeço a ele por acreditar no meu talento e me deixar tocar na sua banda, nunca esqueci e ali foi o começo de tudo na carreira musical que eu começava a sonhar em ter um dia.


Logo em seguida também tive uma grande oportunidade de tocar e aprender com o GRUPO DELHE-GAITA de TOMAZINA, onde morei e passei cerca de um ano viajando com eles pelo sul do país, foram momentos de alegria e grandes amizades a todos eles só tenho a agradecer com todo o meu coração.


Minha gratidão e reconhecimento a todas as pessoas que de uma forma ou outra me ajudaram no inicio desta caminhada musical.


VP - COMO FOI O COMEÇO DA CARREIRA?

CANHOTO - Na época estava em CURITIBA estudando e trabalhando em um CTG tocando musicas folclóricas e fazendo competições individuais nos rodeios da região. Então fui convidado por um amigo a ir ao rodeio internacional de VACARIA no RIO GRANDE DO SUL para conhecer.
Mas chegando La conheci muitas pessoas que eu admirava desde os tempos de criança ídolos da nossa musica gaucha que eu nunca tinha visto pessoalmente, entre eles ADELAR BERTUSSI, EDSON DUTRA, ALBINO MANIQUE, GILDINHO E CHIQUITO DOS MONARCAS então foi uma alegria falar e tirar fotos com eles.


Então num ato de coragem e sem muito esperar nada em troca fui convencido por algumas pessoas a me inscrever e participar no rodeio na modalidade de gaita piano, e foi ali que tudo começou a acontecer por incrível que pareça acabei obtendo um resultado ótimo entre os grandes gaiteiros do sul do BRASIL; despertando e sendo comentado no rodeio e pelos artistas renomados que ali estavam com suas bandas.
E pra minha felicidade, ali estava o grande gaiteiro e fundador dos MONARCAS, o famoso CHIQUITO que havia se desligado deles e fundado o grupo BORDONEIO há pouco tempo, e estava pesquisando alguns nomes para fazer uma dupla de gaita com ele na então recente formação de sua nova banda, me lembro de que passei no seu acampamento no rodeio e conversamos bastante, tiramos fotos, toquei e cantei o que sabia pra ele analisar, pois o boato da então premiação no rodeio, havia chamado sua atenção ha meu respeito e também pelo fato de eu ser canhoto na gaita.


Como uma benção de DEUS me lembro de que ele disse. "Deixe-me seu contato gostei de você e de repente você vem trabalhar comigo no futuro". Se despedimos e assim ficou... 30 dias depois já em CURITIBA recebo uma ligação era o Chiquito que queria falar comigo; me perguntando se gostaria de ir trabalhar e morar em ERECHIM.
Então no dia 6 de marco de 1996 La estava eu amanhecendo na rodoviária e todo empolgado para começar os ensaios com a banda que iria me projetar como gaiteiro e cantor na historia do CHIQUITO E BORDONEIO.


CURIOSIDADE:  Quem me apelidou de canhoto foi o Chiquito porque não sabia meu nome de batismo na época, então se referia a mim como "canhoto" e assim ficou...

VP - COMO É SAIR DO INTERIOR DO PARANÁ E FAZER SUCESSO DIANTE DE VÁRIOS GRUPOS E BANDAS RENOMADOS NO RIO GRANDE DO SUL?

CANHOTO - sair do interior do PR quase na divisa com SP foi bastante difícil porque a tradição gaucha não tem raízes nesta região, então tive que sair da minha terra natal, pra poder tentar sobreviver e ir em busca da musica gaucha na sua vertente que e o RIO GRANDE DO SUL senão seria impossível ter uma carreira de gaiteiro.
O sucesso não e pra qualquer um requer muita sorte dedicação e estar num projeto com pessoas que querem e fazem de tudo pra crescer nesta profissão, tive essa sorte e trabalhei muito serio com afinco e persistência pra chegarmos a esses 20 anos de estrada.
Hoje estamos e somos uma das bandas top da musica gaucha estamos figurando entre os grandes nomes do estilo,
Temos um publico fiel e muito trabalho durante o ano todo.
Agradecemos a todos que gostam da nossa musica, pois sem eles não chegaríamos a lugar algum.


VP - QUAL FOI A MUSICA DE SUCESSO QUE ALAVANCOU A SUA CARREIRA?

CANHOTO - A musica de sucesso que alavancou nossa carreira foi "RODA MORENA", mas a minha preferida e de autoria minha chama-se "SORRISO LINDO" uma musica que só trouxe alegria e que se tornou o segundo maior sucesso do CHIQUITO E BORDONEIO.
Mas tem tantas outras que ajudam e ajudaram a moldar o nosso estilo, só aqui na banda tenho cerca de 80 musicas compostas e arranjadas por mim.
Sou muito feliz por ter este espaço aqui e contribuir com minhas canções.

VP - FALA PARA NOSSOS LEITORES O QUE O CHIQUITO E BORDONEIO E PRINCIPALMENTE O CANHOTO PENSA DO FUTURO E QUAIS OS SONHOS A SEREM ALCANÇADOS? 

CANHOTO - o futuro só a DEUS pertence como diz o ditado...
Esperamos continuar a cantar e tocar pra esse povo que gosta da nossa musica e que possamos transmitir alegria por todas as cidades onde passamos, já se foram 20 anos e esperamos que venham mais 20, 30,50...
Sempre levando a boa musica gaucha a todas as querências sem nos preocupar com oque o futuro nos reserva.


VP - O QUE ARAPOTI REPRESENTA PARA VOCÊ.

CANHOTO - ARAPOTI cidade boa, de gente que trabalha e com grandes oportunidades, pena que não pude morar ai porque não conseguiria sobreviver de musica na região, mas enfim espero que ela valorize os filhos que a deixaram em busca de oportunidades; e que tragam esses artistas pra tocarem pra sua gente afinal devemos valorizar o que e nosso, será sempre minha terra natal e com muito orgulho.
Mas também nunca me esqueço do meu CERRADO DAS CINZAS; sempre estará em meu coração.

VP - PARA ENCERRAR... NESSAS SUAS ANDANÇAS PELO MUNDO DA MUSICA, DEVE TER MUITAS HISTORIAS, CONTA UMA HISTORIA ENGRAÇADA OU QUE TENHA MARCADO A SUA CARREIRA OU MESMO A SUA VIDA.

CANHOTO - historia engraçada foi certa vez que fui convidado pra tocar uma musica num casamento à moda gaucha em Curitiba na entrada da noiva ate o altar eu tinha que tocar um tema regional instrumental etc. eu estava sentado em uma pomposa cadeira de metal todo faceiro foi então que começou a cerimônia à noiva começou seu trajeto ate o altar e todos os convidados estavam concentrados quando de repente no meio da musica do nada a cadeira que eu estava resolve literalmente falando, a abrir as pernas e eu fui com o peso do meu corpo e da gaita fui caindo bem lentamente ate chegar ao chão e não podia parar musica, pois acabei tocando o resto do tema deitado meio que sentado no chão, todo de terno, e numa vergonha tremenda kkkkk.

Enfim são tantas historias, em uma outra oportunidade eu conto mais...

AGRADECIMENTO
CANHOTO - agradeço a todos os fãs do VOZ DO POVO e espero que tenham gostado; isso é um pouquinho da minha historia, e agradeço de coração a todos que de uma forma ou outra me apoiaram e que tocam as nossas musicas na região.

UM FORTE ABRACO DO RONILDO DE ANDRADE PONTES, DO CERRADO, E DO CANHOTO DO CHIQUITO E BORDONEIO.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, gostaria de fazer uma pergunta que todo Sul do país conserteza tem curiosidade. Qual o nome verdadeiro do CANHOTO ?

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER