Detran alerta para cuidados redobrados com crianças durante as férias




No per??odo de f??rias escolares (de dezembro a fevereiro), as crian??as tendem a brincar mais nas ruas e assim tamb??m podem estar mais expostas aos riscos de acidentes de tr??nsito. Pensando nisso, o Departamento de Tr??nsito do Paran?? (Detran) elaborou algumas dicas aos pais e motoristas para garantir a seguran??a e boas lembran??as dos dias de lazer. 



???A conscientiza????o das crian??as depende da colabora????o do Estado, pais, motoristas, ciclistas e at?? mesmo os pedestres. Muitos acidentes, como o caso dos atropelamentos, poderiam ser evitados se alguns limites fossem impostos e alguns cuidados refor??ados???, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Dados do Observat??rio Nacional de Seguran??a Vi??ria revelam que 6 crian??as morrem por dia no tr??nsito brasileiro. Em 2014, a Pol??cia Rodovi??ria Federal registrou 22 acidentes, 10 feridos leves e 6 crian??as morreram entre 0 e 12 anos. Em 2015, o n??mero de acidentes envolvendo esta mesma faixa et??ria obteve uma queda de 36,36%, sendo que nenhuma delas acabou em ??bito.

A Especialista em Planejamento Estrat??gico em Seguran??a no Tr??nsito, M??rcia Pontes, explica que existem fatores que diferem as crian??as dos adultos no tr??nsito.

???Crian??as precisam de 4 segundos para distinguir entre um objeto parado e em movimento. Al??m disso, elas n??o t??m o mesmo campo de vis??o dos adultos, n??o t??m a no????o exata de dist??ncia e velocidade. Possuem uma menor concentra????o para os est??mulos do ambiente, por isso, precisam ser orientadas por seus respons??veis???.

A estudante Caroline Quadros Cordeiro, hoje com 23 anos, lembra que aos seis anos de idade sofreu um atropelamento que trouxe consequ??ncias que poderiam ser evitadas. 

"Eu estava na rua brincando de correr quando fui atropelada por um carro. Foi um choque para toda a vizinhan??a, porque todas as crian??as da rua estavam ali. Eu machuquei feio a cabe??a (levei pontos na testa), a barriga e as pernas. Fiquei sem conseguir me mexer bem por um tempo e n??o podia ir pra escola???.

Para a confeccionista Analice Teles, moradora do bairro Pinheirinho, n??o ?? poss??vel deixar a filha de 12 anos brincar na rua sem uma supervis??o. 


???As ruas pr??ximas da minha casa s??o bem movimentadas e estreitas. Mal cabem dois carros, e os ve??culos passam em alta velocidade. A orienta????o ?? que ela brinque sempre na frente de casa e quando ela resolve andar de skate ou patinete pedimos para que ela n??o saia da quadra e ande sempre no canto da rua, assim fica mais f??cil cuidar pois a dist??ncia n??o ?? grande???.

Confira as dicas que o Detran preparou para aumentar a segurança das crianças no transito:

RUA: A rua não é lugar de brincadeiras, existem outros locais mais seguros para jogar futebol, empinar pipa e andar de bicicleta. Ensine seu filho que existem lugares mais apropriados para brincar em segurança, como o quintal de casa, os parques, praças e as quadras esportivas, por exemplo. 

CALÇADA: Caminhar com as crianças sempre do lado de dentro da calçada: o adulto deverá caminhar pela calçada paralelo a pista de rolamento e a criança do lado de dentro, protegida.

BICICLETA: Não costume seu filho andar de bicicleta nas ruas. Leve-o em um parque ou praça onde possa observa-lo e garantir a segurança. As manobras feitas com o skate, por exemplo, devem ser realizadas em praças ou locais apropriados para tal pratica.

APARELHOS: Os pais devem negociar com seus filhos a questão do uso de videogames portateis, tablets e fones de ouvido pois podem distrair as crianças comprometendo a segurança nas ruas.

Pais ou responsaveis não devem deixar as crianças brincarem sozinhas na rua, em locais movimentados, passeios, estacionamentos de carros e entradas de garagens. Elas distraem-se facilmente e não tem noção do perigo.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER