Encontro apresenta aos cooperados o balanço financeiro de 2025 e os próximos passos da cooperativa; Assembleia Geral Ordinária acontece em Arapoti/PR no dia 30 de janeiro
| Crédito: Maria Eduarda Pereira |
A Capal realizou, na última semana, as pré-assembleias em todas as cidades onde tem Unidades de negócio da cooperativa, distribuídas em 13 municípios do Paraná e de São Paulo. Durante as reuniões, foram apresentados os números do exercício de 2025 e o orçamento previsto para o ano de trabalho de 2026, permitindo que os produtores associados acompanhassem de forma detalhada o desempenho de sua unidade, da cooperativa como um todo e as diretrizes planejadas para o próximo período.
Além de acompanhar as informações, os cooperados se posicionam por votação simbólica. Os encontros também abriram espaço para esclarecimento de dúvidas, manifestações e contribuições dos associados. Todos os apontamentos registrados serão levados à Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece nesta sexta-feira, dia 30, em Arapoti/PR.
“A Capal tem uma imagem de confiança e a presença dos cooperados na pré-assembleia é um reflexo da credibilidade da cooperativa e de seu bom relacionamento diário”, afirma o produtor Valentim Righetto, de Taquarituba/SP.
Para o presidente-executivo, Adilson Roberto Fuga, que esteve à frente da apresentação, as pré-assembleias são uma oportunidade para que todos os cooperados da Capal possam participar das reuniões e tenham acesso em primeira mão às informações oficiais da cooperativa.
“É muito importante que todas as Unidades sejam visitadas para nos aproximar cada vez mais do quadro de associados, e também porque a transparência é um dos fundamentos do cooperativismo, e a Capal trata deste princípio ético com muita seriedade”, afirma.
No Paraná, os encontros prévios aconteceram em Wenceslau Braz, Carlópolis, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Curiúva, Ibaiti, Arapoti e Santana do Itararé. Já no estado de São Paulo, as reuniões de pré-assembleias foram sediadas em Taquarivaí, Fartura, Taquarituba, Avaré e Itararé.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ração anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo.

















.png)














0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji