Abertura oficial reuniu lideranças do cooperativismo, autoridades estaduais e produtores rurais; programação segue até sábado com julgamento do gado da raça Holandesa, Clube da Bezerra e atrações para toda a família.
Da Redação | Por José Adão
A 52ª Expoleite CAPAL começou em grande estilo na noite desta quarta-feira (1º), em Arapoti. O Parque de Exposições recebeu um excelente público para a solenidade de abertura oficial, reunindo cooperados, produtores rurais, autoridades, representantes do cooperativismo, parlamentares e lideranças do agronegócio em um evento que reafirma a importância da feira como uma das maiores vitrines do setor leiteiro e agrícola do Brasil.
Antes do início da cerimônia, um momento de fé marcou a abertura da programação. Pastores de diferentes denominações e o Pe. Anderson Marchiori conduziram orações, pedindo bênçãos para os produtores, cooperados, colaboradores, expositores e visitantes, reforçando valores como união, gratidão e esperança para mais uma edição da feira.
Compuseram o dispositivo de honra o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, representando o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento; o presidente do Conselho de Administração da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente do Conselho de Administração da Capal, Erik Bosch; o presidente-executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga; os deputados federais Pedro Lupion e Sergio Souza; além do vice-prefeito de Arapoti, Jan Roelof Pot (Potinho), que representou o prefeito Irani Barros, em viagem oficial.
Durante os pronunciamentos, as lideranças destacaram o papel estratégico do cooperativismo para o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil, ressaltando a força da Capal como referência nacional em produção agropecuária, inovação, assistência técnica e geração de oportunidades para milhares de famílias ligadas ao campo.
Entre os principais temas abordados estiveram o Plano Safra do Governo Federal, considerado fundamental para garantir o acesso ao crédito e estimular os investimentos no setor, além dos desafios enfrentados pelos produtores para manter a rentabilidade diante do aumento dos custos de produção, das oscilações do mercado e da necessidade de ampliar a competitividade da agropecuária brasileira.
Outro assunto que ganhou destaque foi a continuidade dos investimentos realizados pela Capal no Parque de Exposições. As melhorias estruturais vêm transformando o espaço em um ambiente cada vez mais moderno e preparado para receber expositores, parceiros, produtores e visitantes, consolidando a Expoleite como uma das principais feiras do agronegócio paranaense.
Os discursos também reforçaram a importância da união entre cooperativas, produtores, entidades representativas e poder público para fortalecer o setor agropecuário, responsável por impulsionar a economia regional e nacional.
Programação segue com grandes atrações
A programação da 52ª Expoleite CAPAL continua nesta quinta-feira (2), com abertura dos portões do Parque de Exposições às 9 horas, dando início a uma intensa agenda de atividades técnicas, comerciais e de entretenimento.
Um dos momentos mais aguardados da feira é o julgamento do gado da raça Holandesa, que acontece entre quinta-feira e sábado. A competição reúne animais de elevado padrão genético, que serão avaliados por um juiz de pista canadense, referência internacional na raça. O julgamento evidencia o trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelos produtores e cooperados, reforçando a qualidade da pecuária leiteira da região.
Outro grande destaque da Expoleite é o tradicional Clube da Bezerra, projeto que desperta o interesse das novas gerações pelo agronegócio. Crianças e adolescentes aprendem, ao longo do ano, técnicas de manejo, alimentação, preparação e apresentação dos animais. Durante a feira, eles entram na pista para apresentar suas bezerras e também participam das disputas, demonstrando dedicação, responsabilidade e o resultado de todo o aprendizado adquirido.
Além dessas atrações, a Expoleite oferece exposição de máquinas e implementos agrícolas, empresas parceiras, demonstrações de novas tecnologias, palestras técnicas, oportunidades de negócios, praça de alimentação organizada por entidades beneficentes de Arapoti e diversas atrações voltadas para toda a família.
Mais do que uma feira, a Expoleite representa a essência do cooperativismo. Ao reunir tradição, tecnologia, inovação e pessoas apaixonadas pelo campo, o evento reforça o protagonismo da Capal no desenvolvimento do agronegócio e mantém viva uma história construída há mais de cinco décadas.
O Voz do Povo acompanha toda a programação diretamente do Parque de Exposições e levará aos seus leitores reportagens especiais, entrevistas, vídeos e a cobertura completa dos principais acontecimentos da 52ª Expoleite CAPAL.




















.jpeg)











0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji