A colheita da safra de verão 2025/2026 na área de atuação da Capal Cooperativa Agroindustrial, que abrange aproximadamente 98 municípios do Paraná e São Paulo, está acontecendo desde fevereiro e chegou ao patamar de 70%. Estima-se que a área colhida de milho esteja em 80% e a de soja em 60%. A produtividade está dentro da média histórica, com variações entre as áreas devido à irregularidade das chuvas ao longo do ciclo.
Na avaliação do coordenador regional de Assistência Técnica Agrícola (DAT) da Capal, Roberto Martins, a safra no Paraná apresentou um desenvolvimento geral considerado positivo, embora marcado por certa instabilidade climática.
“Durante o desenvolvimento das lavouras, as condições climáticas foram variáveis. Ainda assim, as lavouras apresentaram bom desempenho vegetativo e reprodutivo, com baixa incidência de pragas e doenças, o que contribuiu para a manutenção do potencial produtivo dentro de níveis satisfatórios”, afirma. Segundo Martins, essa combinação de fatores resultou em uma safra tecnicamente bem conduzida, porém com variabilidade de produtividade entre talhões e propriedades.
Para a soja, principal cultura de verão da região, a produtividade deve ficar em torno de 4.250kg por hectare. Já para a primeira safra de milho, a expectativa é de produtividades ao redor de 11.500 kg por hectare. O engenheiro agrônomo avalia que “essas estimativas reforçam o cenário de uma safra boa, porém heterogênea, em que o manejo técnico adequado garantiu bons resultados médios, mas o clima acabou sendo o principal fator limitante para a obtenção de produtividades mais elevadas e uniformes em toda a região”.
Capacidade de estoque
A recente incorporação da Coopagrícola pela Capal e a entrada em operação de 13 novos silos em Arapoti (PR) ampliaram a capacidade de armazenamento estático da cooperativa, que atualmente totaliza o potencial de aproximadamente 745 mil toneladas.
Carlos Faria, coordenador de operações de grãos da Capal, analisa que mais capacidade de armazenamento representa um avanço estratégico importante para a cooperativa e seus associados. “A ampliação oferece maior agilidade e eficiência no recebimento da safra, especialmente nos períodos de pico de colheita. Além disso, com mais espaço disponível, há redução de riscos logísticos, o que é fundamental em momentos em que o clima exige rapidez nas operações e segurança na armazenagem. As novas estruturas também permitem um melhor escalonamento da recepção dos grãos, evitando sobrecarga pontual e melhorando o fluxo geral da safra", afirma.
Rentabilidade
Para conseguir bons resultados em momentos como o atual, com altos custos e preços mais baixos das commodities, Airton Pasinatto, coordenador regional do DAT em São Paulo, considera que os produtores devem praticar uma gestão mais rigorosa dos recursos disponíveis, buscando sempre a maior eficiência para garantir rentabilidade.
“O mercado está travado e os preços estão na ponta. A volatilidade do mercado é muito agressiva, com custos elevados no diesel e insumos, por exemplo. A safra vai bem, mas com esses valores, o produtor sente no bolso, então ganha de um lado e perde de outro. Mesmo com boa produtividade, pode deixar o produtor com saldo negativo”, afirma.
Uma alternativa, segundo ele, é adotar estratégias diferenciadas de comercialização, como vendas antecipadas e travamento de preços, o que contribui para reduzir riscos e aumentar a previsibilidade da receita. “A estrutura atual da cooperativa, com maior capacidade de armazenagem, favorece decisões mais estratégicas de venda”, comenta.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 4,7 mil associados. A área assistida ultrapassa 200 mil hectares, abrangendo 98 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 29 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 965 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada – e comercializa 890 mil sacas de café. Na pecuária, produz 215 mil toneladas de ração anualmente, comercializa 12 milhões de litros de leite por mês e 33 mil toneladas de suínos por ano. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo.















%20(1).png)
.png)















0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji