| Vencedores do Concurso Municipal de Qualidade de Café promovido pela Prefeitura de Carlópolis (Crédito: Divulgação) |
Em um mercado que exige cada vez mais eficiência produtiva e diante da crescente necessidade do uso racional de insumos, o acompanhamento agronômico e a assistência técnica tornam-se fundamentais para os produtores de café. A Cooperativa Capal , por meio de um trabalho de campo contínuo, oferece suporte especializado que vai do planejamento do plantio até a colheita, assegurando a adoção de práticas sustentáveis e a aplicação de tecnologias capazes de impulsionar a produtividade e a qualidade. Essa orientação personalizada tem garantido resultados consistentes aos produtores cooperados.
Recentemente, produtores da Capal foram reconhecidos pela qualidade do café produzido. A Prefeitura de Carlópolis , município que é o maior produtor de café do estado do Paraná, realizou o Concurso Municipal de Qualidade de Café, e entre os cinco primeiros colocados quatro são de famílias cooperadas da Capal.
O agrônomo Alan Jean de Oliveira, do Departamento de Assistência Técnica da Capal, explica que “foram enviadas amostras de café para análise física, sensorial e de bebida, conforme protocolo SCA (Specialty Coffee Association), sendo que as amostras foram codificadas e provadas por 4 Q-Graders certificados, para pontuação e descrição da bebida dos cafés”.
Dentre os 5 primeiros colocados, 4 deles são associados à Capal: Rosana e Jurandir Felet (1º lugar), Maria Cristina e Reinaldo da Silva (2º lugar), Maria Beatriz Ribeiro (4º lugar) e Amauri Aparecido Domingues (5º lugar).
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ra ção anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo.



















%2012.59.14_5662bad4.jpg)
.png)













0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji